Invasão da USP

Estudantes de Direito da USP destituem presidente do XI de Agosto

Autor

31 de agosto de 2007, 20h04

Os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, decidiram na tarde desta sexta-feira (31/8), destituir Ricardo Leite Ribeiro, vulgo Sapeca, do cargo de presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, o mais tradicional do país.

Ribeiro, no entanto, afirma que a decisão não tem valor, já que teria havido irregularidades na assembléia que adotou a medida. Ele denuncia a suposta destituição como um ato “político”. A informação é da Agência Estado.

O impeachment deu-se nove dias após a manifestação do movimento Jornada Nacional de Lutas pela Educação, que ocupou o pátio da faculdade e foi expulso pela polícia durante a madrugada.

Em assembléia realizada em dois turnos, entre quinta-feira à noite e esta sexta, 525 alunos votaram a favor do afastamento e 171 contra. O motivo da revolta foi o fato de Sapeca não ter consultado os alunos antes de ceder o espaço e organizar o ato em conjunto com movimentos sociais como MST, UNE e Educafro.

O protesto do dia 23 de agosto foi o estopim de uma crise política interna que viviam os estudantes da São Francisco. Facções de oposição à Frente de Esquerda, que hoje comanda o CA, aproveitaram a repercussão negativa da invasão e se organizaram para diminuir o poder dos governistas. As eleições do centro acadêmico serão realizadas daqui a um mês e meio.

Segundo Renato Galleotti Santana, do grupo Escória, a presidência do centro acadêmico teve postura autoritária no episódio. “Por isso convocamos assembléia geral de alunos.”

Segundo o estatuto do XI de Agosto, os votos têm validade se vierem de pelo menos 20% dos membros. Os organizadores da assembléia afirmam que 30% votaram.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!