Chegada da aposentadoria

Ministro Castro Filho, do STJ, se aposenta e vai abrir escritório

Autor

27 de agosto de 2007, 15h44

O ministro Sebastião de Oliveira Castro Filho completou 70 anos neste domingo (26/8) e, por isso, vai deixar o Superior Tribunal de Justiça. Nos sete anos de atuação no tribunal, o ministro integrou a 3ª Turma e a 2ª Seção, passando pela presidência dos dois grupos. Agora, pretende abrir um escritório e continuar sua atuação na área acadêmica, dando aulas no Instituto de Educação Superior de Brasília. A sua aposentadoria abre vaga no STJ para um desembargador.

Mineiro, de Nova Ponte, o ministro Castro Filho delineou a sua trajetória profissional no estado de Goiás. Lá, foi professor de Direito Processual Civil na Universidade Católica de Goiás e diretor da Escola Superior de Magistratura. O ministro também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Castro Filho é mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás e doutorando em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estudante aplicado, o ministro só começou a ser alfabetizado aos 10 anos de idade.

“A vida é um misto de coisas boas e coisas não tão boas. No tribunal, eu só encontrei praticamente coisas boas. Eu não tive decepções. Claro que houve momentos de tensão, mas a própria função judicante nos impõe isso. Aqui, aprendi muito e espero ter deixado alguma coisa, mesmo que minimamente”, afirmou Castro Filho.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!