Movimento pela cidadania

MPD é homenageado na Assembléia Legislativa por seus 16 anos

Autor

21 de agosto de 2007, 17h31

A Assembléia Legislativa de São Paulo promove, nesta quarta-feira (22/8), uma homenagem aos 16 anos do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD). O evento é uma iniciativa das entidades Educafro, Instituto Pro Bono, Instituto Sou da Paz e Movimento Voto Consciente, além do apoio do deputado estadual Fernando Capez.

A comemoração terá a presença do secretário de Justiça, Luiz Antônio Guimarães Marrey, do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Pinho, entre outras autoridades.

De acordo com Roberto Livianu, presidente do MPD, o movimento é uma associação civil, sem fins econômicos. Foi fundada por membros do Ministério Público que trabalham para que o MP esteja cada vez mais empenhado com a causa social, mais próximo da comunidade e, comprometido com os ideais democráticos. “Começamos com uns poucos promotores em São Paulo. Hoje, crescemos, e os nossos associados trocam experiências bem sucedidas por todo o Brasil”, afirma o presidente.

Com mais de 330 associados em 22 estados brasileiros, o MPD tem projetos voltados à educação popular do direito, como “Promotoras Legais Populares” e “Agentes da Cidadania”. Os cursos são destinados a lideranças comunitárias e àqueles que não têm acesso à Justiça, seja por não morarem perto de fóruns ou por não compreenderem o vocabulário usado no meio jurídico.

“É importante que os promotores saibam que o seu trabalho não se restringe ao gabinete e às pilhas de processo. Temos que trabalhar junto às comunidades”, disse Livianu.

Para sensibilizar a sociedade em relação ao impacto social da legislação brasileira, o MPD se engajou em iniciativas como a criação da Defensoria Pública no Estado de São Paulo. O movimento também faz com freqüência congressos e seminários para os operadores do direito.

O MPD possui, também, um programa de televisão, o Trocando Idéias, veiculado semanalmente na TV Justiça e na TV Aberta. Tem também a revista MPD Dialógico com periodicidade bimestral. Os veículos de comunicação têm como objetivo a abordagem de assuntos de importância jurídica como a situação das pessoas com deficiência e dos idosos no país.

Outras informações sobre o Movimento do Ministério Público Democrático estão no site www.mpd.org.br .

Serviço:

Ato Solene em Homenagem aos 16 anos do MPD

Data: 22 de agosto de 2007

Horário: a partir das 19horas

Local: Auditório Teotônio Vilela — Av. Pedro Álvares Cabral 201, São Paulo (SP)

Informações 11-3886-6691 ou 3886-6687

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!