Operação internacional

PF atua em cinco estados contra esquema de tráfico de drogas

Autor

20 de agosto de 2007, 14h36

Depois da prisão de cinco colombianos e dois brasileiros com meia tonelada de cocaína pura, no Uruguai, no último sábado (18/8), a Polícia Federal deflagrou uma operação em cinco estados brasileiros para tentar desarticular o grupo especializado em tráfico internacional de drogas. A Operação São Francisco é fruto de quatro anos de investigações nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.

De acordo com a PF, traficantes colombianos transportavam drogas para a Europa através de empresas de exportação de frutas sediadas no Brasil e em outros países da América do Sul. Além do Uruguai, a PF conta que a cooperação da Holanda, Bolívia, Inglaterra, França, Espanha, Argentina e Paraguai.

Gustavo Duran Bautista, um dos traficantes presos no Uruguai e considerado pela PF o líder da organização, é empresário especializado no ramo de exportação de frutas. Ele é proprietário de três fazendas no Brasil e exterior. Segundo a PF, ele montou um império com o dinheiro vindo do tráfico de drogas. Na Europa, também é dono de empresas de importação e exportação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!