Primeira emenda

Casal preso por protesto contra Bush processa governo dos EUA

Autor

18 de agosto de 2007, 18h00

Um casal preso na festa de independência dos Estados Unidos, no dia 4 de julho, após ter se negado a cobrir as camisas estampadas com gritas anti-governo Bush ajuizou na sexta-feira (17/8) uma ação contra o governo federal.Segundo o site Findlaw, o casal quer ser ressarcido em US$ 80 mil. A American Civil Liberties Union (ACLU), a mais famosa entidade norte-americana de defesa de direitos civis, está no caso.

Nicole e Jeffery Rank são da cidade de Corpus Christi, no Texas. Foram algemados em Washington, no meio da platéia para qual o presidente George W. Bush fazia uma palestra. O juiz do caso não acatou as denúncias do governo federal, de que os dois teriam invadido espaço que os agentes federais consideravam proibido.

“O encerramento do caso, por parte do juiz de primeiro grau, representa uma vitória da liberdade de expressão”, avaliou o advogado Andrew Schneider, da ACLU.

O casal usava, em cima de uma foto de Bush estampada na camiseta, um bordado com o vocábulo “Não”. Nas costas da camisa de Nicole, estampava-se “Amo a América, Odeio Bush”. A camiseta de Jeffery trazia também a grita “A mudança de regime começa em casa”.

Tanto bastou que o as agentes do FBI os algemassem, o que segundo o juiz do caso contrariou um dos orgulhos dos EUA: a Primeira Emenda à Constituição, que prevê a liberdade de expressão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!