O casal de bispos da Igreja Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, deve cumprir cinco meses de prisão em regime fechado e mais cinco meses de prisão domiciliar nos Estados Unidos. A sentença foi proferida, nesta sexta-feira (17), pelo juiz Federico Moreno do Tribunal Federal do Sul da Flórida, de acordo com o portal G1.
O juiz determinou que a pena deve ser cumprida de forma intercalada. Estevam vai para o presídio, enquanto Sônia fica em prisão domiciliar. Cinco meses depois as posições se invertem. A intenção é manter um deles em casa para cuidar dos filhos. Depois do cumprimento da pena, o casal será deportado para o Brasil.
Eles foram presos no dia 9 de janeiro no aeroporto de Miami depois de tentar passar na alfândega com US$ 56,5 mil, quando declararam apenas US$ 10 mil. Ficaram presos durante dez dias, pagaram fiança e conseguiram liberdade assistida, monitorada pela polícia através de tornozeleiras eletrônicas.
Em audiência no dia 8 de junho, Estevam e Sônia se declararam culpados dos crimes de evasão de divisas e conspiração para violar a lei. Em troca da confissão, eles foram dispensados de ir a julgamento em corte norte-americana, na qual, pela legislação dos Estados Unidos, poderiam ser condenados a até dez anos de prisão.
Durante a audiência desta sexta-feira (17/8), o casal da Renascer foi novamente ouvido no tribunal. Estevam pediu misericórdia ao juiz. Aos prantos, a bispa Sônia disse que estava profundamente arrependida e se disse culpada.
O juiz Federico Moreno suspendeu a sessão no início da tarde para analisar documentos apresentados pela defesa. Os advogados pediram, na quinta-feira (16/8), à Justiça norte-americana que Sônia e Estevam cumprissem pena em liberdade condicional. Nos documentos apresentados, a defesa do casal diz que, se for enviado a um presídio, Estevam corre risco de morte por ter problemas cardíacos.
Durante a liberdade assistida, eles viveram em um condomínio fechado em Boca Raton. Após zerar contas com a Justiça norte-americana, o casal terá outra batalha jurídica pela frente. Em São Paulo, respondem a processo por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e estelionato. Neste ano, o casal chegou a participar por meio de telões, com transmissão via satélite, de cultos no Brasil.
Comentários de leitores
31 comentários
Humberto Laviola (Economista)
Estamos em pé! Espada pelo Senhor, pelo Apóstolo e pela Bispa! Vamos ganhar 10 vezes mais vidas para Jesus, vamos continuar a obra que se iniciou pela vida deles! Jesus está voltando e seremos reconhecidos quando não estivermos mais aqui!!!
A.G. Moreira (Consultor)
Em primeiro lugar, não sou seu aluno e acho grosseira, deselegante e deseducada, a sua correção, pública, a um texto de "blog" ( que, jamais, reviso , por absoluta falta de necessidade), pois não estou me submetendo a "prova" ou "nota" , já que a finalidade desta tribuna, é, absolutamente, outra !!! A menos que, "culto professor", não permita !!! Em segundo lugar, se você não percebeu diferença de tratamento jurídico, entre os brasileiros (religiosos) e os americanos (pilotos), por favor, largue a advocacia e mude para os EE.UU. !!!
eduardo (Advogado Autônomo)
Antes de mais nada, alguns têm que rever a gramática e adotar um português casto, afinal estamos em um site jurídico. "Dezenas" é com "z", não "s". A expressão "a nível de..." simplesmente inexiste. Usá-la é um atentado à nossa língua. No mais, a pena foi branda, mas melhor do que o desfecho lamentável que teríamos aqui, com alguma "esperteza" ou "tecnicalidade" jurídica que livraria essa dupla de safados que abusa da boa-fé e da ingenuidade de coitados/ignorantes. Não sou "pró-EUA", aliás, tenho sérias reservas, mas, com todos os defeitos, lá ninguém viola leis e "fica por isso mesmo".
Comentários encerrados em 25/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.