Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Exemplo dos advogados

Rui Barbosa era mestre no marketing pessoal

Por 

Uma das qualidades dos grandes homens públicos, estadistas e autores de obras imortais é sua capacidade visionária de realizar ações, defender idéias e produzir obras que extrapolem sua época e estendam-se através de gerações. Ao estudar a obra e a carreira destes grandes homens, ficamos com a sensação que ainda estão vivos e presentes em nossa realidade atual. É o caso de pensadores como Maquiavel, Montaigne e do nosso imortal Rui Barbosa.

Analisando a trajetória de Rui Barbosa, “O Águia de Haia”, é possível perceber que ele tinha um grande senso de oportunidade, desenvolvendo ações eficazes para a promoção de suas idéias, obras e imagem pessoal.

Ministro da fazenda e da justiça, deputado, senador e candidato a presidência da república por duas vezes, foi um dos autores da primeira Constituição da República brasileira, e é considerado pela maioria dos especialistas o maior jurista de todos os tempos no Brasil.

Sem tirar o mérito de sua reconhecida genialidade como jurista, escritor e político acreditamos que ele soube alcançar todos estes cargos e projeção, ao desenvolver procedimentos que hoje classificamos como ações de marketing pessoal e gestão de carreira. Vamos analisar algumas delas:

Oratória impecável — foi um grande orador, sempre aproveitando as oportunidades para ocupar a tribuna e defender com paixão e eloqüência suas idéias. Sabemos que a capacidade de comunicação interpessoal é uma das competências essenciais para o marketing pessoal.

Escrever artigos e obras — é famoso por seu extenso trabalho intelectual, suas obras completas contam com aproximadamente 50 volumes. Além de escrever artigos, com freqüência, para diversos jornais da época.

Participação em entidades e eventos — foi presidente da Academia Brasileira de Letras (ABI), e como diplomata, representou o Brasil na 2º Conferência Internacional em Haia, tendo papel de destaque.

Construiu um marca pessoal — era tão conhecida sua competência e sagacidade como jurista e homem público, que existia em sua época a expressão “Você é muito Rui”, para elogiar as pessoas.

Oração aos moços

Entre seus textos que ficaram celebres e entraram para a história das letras brasileiras, destacamos a Oração aos moços”, discurso escrito por ele ao final de sua vida, onde podemos destacar uma última e genial intenção de entrar para a história como homem público de grande habilidade no relacionamento interpessoal, desfazendo eventuais pendências com adversários. Segue a transcrição de parte deste texto:

“Nesta alma, tantas vezes ferida e transpassada, tantas vezes, nem de agressões, nem de infamações, nem de preterições, nem de ingratidões, nem de perseguições, nem de traições, nem de expatriações perdura o menor rastro, a menor idéia de revindita. Deus me é testemunha de que tudo tenho perdoado. E, quando lhe digo na oração dominical ‘Perdoa-nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores’, julgo não lhe estar mentindo; e a consciência me atesta que, até onde alcance a imperfeição humana, tenho conseguido, e consigo todos os dias obedecer ao sublime mandamento. Assim me perdoem, também, os a quem tenho agravado, os com quem houver sido injusto, violento, intolerante, maligno, ou descaridoso”.

Analisando, pois, a trajetória deste notável homem público é possível identificar estas qualidades, que seriam úteis aos profissionais do direito, para ajudá-los a construir uma carreira com ações que dependem unicamente do comportamento do próprio profissional. Assim, com treinamento e mudança de atitude, seguindo o exemplo de Rui Barbosa, é possível aos novos advogados construírem uma carreira jurídica de sucesso.

 é empresário, engenheiro, consultor e especialista em marketing e gestão de escritórios de advocacia.

Revista Consultor Jurídico, 16 de agosto de 2007, 0h00

Comentários de leitores

8 comentários

Dijalma: a Assembléia será no dia 10 de setembr...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Dijalma: a Assembléia será no dia 10 de setembro. Você até lá estará ótimo. Aguarde a "intimação"... Saúde!

Caro Raul de tantas lutas: Conte comigo ...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

Caro Raul de tantas lutas: Conte comigo meu velho; a causa é justa. Só não vou acompanhar no Scotch, porque sou radicalmente abstêmio, mas não daqueles chatos. Tenho em casa uma adega até boa, com várias opções para os amigos, e tenho o maior prazer em servi-los. Espero que a Assembléia não seja tão breve, pois por enquanto estou, ainda, no leito de um hospital, convalescendo de uma delicada cirurgia. Depois lhe darei detalhes. Sinto-me honrado, e, tenho a certeza, através da ONG que já nasce bem sucedida, conseguiremos muitas coisas. Pelo que entendi, sou, agora, o sócio 33. Irei, sim, ter-me com vocês. Abraça-o fraternalmente, Dijalma Lacerda (33)

Caro dr. Dijalma e demais colegas: Realmente...

Raul Haidar (Advogado Autônomo)

Caro dr. Dijalma e demais colegas: Realmente a Igreja Católica venera 2 Advogados como Santos: Santo Ivo e Santo Afonso de Ligório. Respeito isso. Mas nem todos os Advogados são católicos. Háa, inclusive, os que não professam qualquer religião e que são livre-pensadores. Tambémm respeito isso. Portanto, o nosso dia deve ser 5/11 por causa de Rui Barbosa, Sobral Pinto e também Miguel Reale. No dia 10/8, após o expediente, promovi um agradável encontro com alguns colegas aqui no meu escritório. Foi uma "hora feliz" ou "happy hour" como preferem alguns...Como era sexta-feira, sacrificamos um escocês, conhecido pelo nome de Johnnie Walker... Decidimos fundar uma ONG só de Advogados para cuidar dessas brilhantes idéias. A Comissão Organizadora é por mim presidida e tem ainda a participação do dr. Paschoal Gel Gaizzo e do dr. José Alves. Incluimos seu nome na lista que já tem 33 pretendentes. Vai ser uma ONG bem restrita, como no máximo 1.000 advogados(as). Haverá regras muito rígidas para evitar que paixões políticas prejudiquem nossa harmonia. Todos devemos vencer nossas paixões... Já registramos o dominio do nosso sítio na internet e estamos preparando a fundação. Você será "intimado" para a Assembléia. Fraterno abraço

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 24/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.