Marketing jurídico

Seminário discute mercado para escritórios de advocacia

Autor

13 de agosto de 2007, 11h37

As tendências do mercado e as principais práticas de gestão e marketing, que estão proporcionando o crescimento sustentável de escritórios no Brasil e no exterior, são temas de um seminário no Rio de Janeiro. O evento Estratégias de Crescimento Sustentável para Escritórios de Advocacia, promovido pela Gonçalves & Vitorino Marketing Jurídico, acontece na sexta-feira (17/8).

Segundo os organizadores, a proposta é debater questões práticas e relevantes que efetivamente congregam a realidade atual de mercado enfrentada pelos escritórios e seus advogados.

“O marketing jurídico precisa ser visto como estratégico, como um elemento que agrega resultados concretos ao desempenho da banca. O evento certamente será um passo importante na disseminação dessa visão”, afirma um dos organizadores do seminário, Marco Antonio P. Gonçalves.

Dados preliminares de um estudo sobre marketing jurídico na América Latina, que contou com a participação de mais de 50 escritórios brasileiros, mostram que 52% destes adotam, formalmente, um plano de marketing para crescer. “Ainda que esses números sejam promissores, eles ajudam a entender porque o marketing jurídico ainda é visto pelos advogados como custo e não como investimento”, avalia Marco Antonio, co-pesquisador do estudo.

Ao final do seminário, ocorrerá um debate com todos os palestrantes para interação entre os presentes. O evento acontece no auditório Vinton Cerf, do Instituto Infnet (rua São José, 90 / 2º piso – Centro).

As inscrições podem ser feitas pelo site www.marketingjuridico.com.br/EventoRJ.

Confira a programação:

8h30 – 9h: Credenciamento

9h – 9h15: Abertura

9h15 – 10h30: 1ª Palestra: Desenvolvimento de novos negócios: advocacia com foco no cliente

Marco Antonio P. Gonçalves

Consultor

Gonçalves & Vitorino Marketing Jurídico

10h30 – 10h45: Coffee-break e intervalo para networking

10h45 – 12h: 2ª Palestra: Identificando as tendências de mercado e transformando-as em diferenciais competitivos

Robson Vitorino

Consultor

Gonçalves & Vitorino Marketing Jurídico

12h – 13h30: Almoço

13h30 – 14h45: 3ª Palestra: A evolução das estratégias de marketing Jurídico – Casos práticos

Rodrigo Bertozzi

Consultor

Selem, Bertozzi & Consultores Associados

14h45 – 15h: Coffee-break e intervalo para networking

15h – 16h15: 4ª Palestra: Advogados externos x advogados internos: a visão da empresa

José Alvarenga Neto

Gerente Jurídico

Icatu Holding S/A

16h15 – 16h55: Debate: Perguntas e respostas com os palestrantes

Marco Antonio P. Gonçalves

Robson Vitorino

Rodrigo Bertozzi

José Alvarenga Neto

16h55 – 17h: Encerramento

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!