Direito em debate

Unip comemora criação dos cursos jurídicos com ciclo de palestras

Autor

11 de agosto de 2007, 16h42

A Universidade Paulista (Unip) promove a partir desta segunda-feira (13/8) um ciclo de conferências e debates com a participação de grandes nomes do Direito, comemorando o 180º aniversário da criação dos cursos jurídicos no Brasil.

A Unip dá continuidade ao Congresso Brasileiro de Atualização Profissional 2007 trazendo relevantes temas na área do Direito e no quadro institucional do país, como os “Princípios da Licitação” que serão discutidos no primeiro debate do ciclo, pelo deputado José Eduardo Martins Cardoso (PT-SP), professor de Direito Administrativo e de Filosofia do Direito, no dia 13 de agosto, às 20h.

As conferências acontecerão nos teatros e anfiteatros da UNIP e transmitidas pelo Sistema de Educação Presencial Interativo (SEPI), por meio do qual, via satélite e internet, alunos e professores de todo o Brasil podem interagir com cada palestrante.

Entre os palestrantes estão os ministros do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski que discuti “Reflexões em torno do princípio republicano”; Gilmar Mendes trata de “O estrangeiro na Constituição Federal de 1988” e Eros Grau que fala sobre “O STF e a interpretação Constitucional”.

Também participam do evento promovido pela Unip, o advogado-geral da União, ministro José Antônio Dias Toffoli; o presidente da seccional paulista da OAB, Luiz Flávio Borges D’Urso e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho.

As palestras e seminários serão transmitidos por satélite, em tempo real, pela TV Web UNIP. O público on-line poderá participar, formulando perguntas simultaneamente com a platéia local. Os eventos serão digitalizados e os estudantes poderão acessá-los pela internet a qualquer tempo. Para isso, foram desenvolvidos softwares especiais, que integram todas as modernas tecnologias de comunicação e informação disponíveis.

Confira a programação

13 de agosto, segunda-feira, às 20h

Princípios da Licitação com José Eduardo Martins Cardoso – Professor de Direito Administrativo e de Filosofia do Direito

15 de agosto, quarta-feira, às 20h

O Ministério Público e a efetividade dos direitos fundamentais com Rodrigo Pinho – Procurador-geral de Justiça de São Paulo, professor da Unip e presidente do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público

16 de agosto, quinta-feira, às 20h

O poder de investigação do Estado diante dos direitos do cidadão com Luiz Flávio Borges D’Urso – Presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil

17 de agosto, sexta-feira, às 20h

Reflexões em torno do princípio republicano com Ricardo Lewandowski – Ministro do Supremo Tribunal Federal

17 de agosto, sexta-feira, às 20h

O estrangeiro na Constituição Federal de 1988 com Gilmar Mendes – Ministro do Supremo Tribunal Federal

27 de agosto, segunda-feira, às 20h

A Advocacia Pública e sua função de Estado para a sociedade com José Antônio Dias Toffoli – Advogado-geral da União

17 de setembro, segunda-feira, às 20h

O STF e a interpretação Constitucional com Eros Grau – Ministro do Supremo Tribunal Federal

Outras informações

Teatro Unip – Campus Paraíso/Vergueiro

Rua Vergueiro, 1211 – Paraíso (SP)

Telefones: (11) 2166-1000/3347-1000/ www.unip.br

Teatro Unip – Campus Marquês de São Vicente

Av. Marquês de São Vicente, 3001 – Água Branca (SP)

Telefone: (11) 3613-7052/ www.unip.br

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!