Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito empresarial

Fusão de empresas é tema de livro lançado em SP e RJ

Os advogados Ian Muniz e Adriano Castello, do Veirano Advogados, lançaram, nesta terça-feira (7/8), no Rio de Janeiro, o livro Fusões e Aquisições — Aspectos Fiscais e Societários da editora Quartin Latin. O objetivo é mostrar como uma empresa pode ser tributariamente econômica e eficaz.

Segundo os autores, o livro é voltado para um público variado, de advogados, estudantes e contadores, e tem a proposta de explicar de forma didática aspectos jurídicos, contábeis e tributários no processo de fusão e aquisição de empresas.

Os advogados reuniram a experiência em casos práticos para abordar questões atuais na área de direito empresarial. Segundo o advogado Adriano Castello, o livro busca de forma clara e objetiva tratar de operações que envolvam as incorporações de empresas.

De acordo com os autores, no plano das companhias abertas, o momento não poderia ser mais apropriado para o lançamento, já que diversas companhias devidamente capitalizadas, após acessarem a Bolsa de Valores, acabam indo às compras e é nessa hora que se iniciam sofisticadas tratativas envolvendo reorganizações societárias, compra e venda de empresas e questões afins. Segundo os autores, há uma fase preparatória, em que a empresa tem que “arrumar a casa” antes de ir ao mercado.

O livro também será lançado em São Paulo. O coquetel de lançamento será, nesta quarta-feira (8/8), na nova Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, 2 andar), às 19h.

Os autores

Ian de Porto Alegre Muniz é sócio do Veirano Advogados. Formou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro) e é diplomado no Curso de Introdução à Legislação Norte-Americana e Internacional, no International and Comparative Law Center, Southwestern Legal Foundation, Dallas, Texas. Muniz atua na área fiscal (preventiva e contenciosa), tendo como especialidade a estruturação de operações de reorganização societária.

Em sua trajetória profissional atuou como advogado no escritório Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados e foi sócio da Arthur Andersen. É autor do livro Reorganizações Societárias, publicado em 1996 pela Makron Books.

Adriano Castello Branco é associado do Veirano Advogados nas áreas de mercado de capitais e de direito societário, principalmente em fusões e aquisições, com especial ênfase em companhias abertas. Graduou-se em Direito pela PUC do Rio de Janeiro. É pós-graduado em Direito Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC.

Trabalhou nas áreas de direito societário e de mercado de capitais do escritório Barbosa, Müssnich & Aragão. Adriano é autor do livro O Conselho de Administração nas Sociedades Anônimas, cuja primeira edição foi publicada pela Editora Forense Universitária em 2004, tendo a segunda edição lançada em junho de 2007.

Serviço

Livro: Fusões e Aquisições — Aspectos Fiscais e Societários

Lançamento: 8 de agosto. Livraria da Vila — Alameda Lorena, 1731, 2 andar, São Paulo.

Horário: às 19h

Editora: Quartin Latin

Preço: R$ 54,00

Revista Consultor Jurídico, 8 de agosto de 2007, 14h07

Comentários de leitores

1 comentário

Embora, ainda, não tenha lido e/ou adquirido o ...

dsl (Bacharel - Empresarial)

Embora, ainda, não tenha lido e/ou adquirido o livro em referência, achei o assunto muito importante para minhas atividaders, pois trabalhei 30 anos que direito societário, mais levado às seguradoras, capitalização, planos de súde e previdência complementar, estando sem atividades a quase 3 anos, por falta de oportunidades no mercado, pois na ocasião trabalhei na SUSEP E ANS nestes assuntos. Dilson da Silva

Comentários encerrados em 16/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.