Consultor Jurídico

Ligações suspeitas

OAB pede que MPF E TCU apurem acusações contra diretora da Anac

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, declarou, nesta terça-feira (7/8), que é “extremamente grave” a denúncia do ex-presidente da Infraero, Brigadeiro José Carlos Pereira contra a diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu. De acordo com o Brigadeiro, a diretora atuou como lobista para transferir o setor de transporte de cargas de Congonhas e Viracopos para o aeroporto de Ribeirão Preto, onde, segundo ele, o terminal é administrado por um empresário amigo da diretora.

“O brigadeiro José Carlos Pereira fez uma declaração muito grave e, baseado na denúncia, você começa a ficar pasmo e compreender, tristemente, porque as empresas cresceram tanto e sem fiscalização nesse período de crise no setor aéreo do país”, declarou Cezar Britto.

O presidente da OAB defendeu, ainda, que o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União apurem, de forma rigorosa, o possível envolvimento da diretora da Anac com empresas particulares.

Britto solicitou, também, que a CPI do Apagão convoque Denise Arruda para que a sociedade brasileira possa ter conhecimento se, realmente, o interesse privado prevaleceu sobre o público no caso denunciado. “Pelo que li nos jornais era um negócio de mais de R$ 400 milhões por ano e que beneficiava a amigos da diretora da Anac”, concluiu Britto. Ele também pediu a saída imediata de toda a diretoria da Anac.

Nesta segunda-feira (6/8) o Conselho Federal da OAB decidiu que ajuizará ação civil pública requerendo a responsabilização da Anac. Para o conselho o órgão não cumpriu a função para o qual foram nomeados, de fiscalizar o setor aéreo brasileiro. Diante dessa realidade, a OAB nacional entendeu, por ampla maioria de votos, que os dirigentes da Anac responsáveis, em parte, pelo caos instaurado no setor aéreo brasileiro nos últimos meses.




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 7 de agosto de 2007, 13h52

Comentários de leitores

4 comentários

Gente o arrependimento é uma bonita atitude do ...

veritas (Outros)

Gente o arrependimento é uma bonita atitude do ser humano. Parabéns OAB pelo reconhecimento de que o MPF é uma grande e importante instituição.

Não entendi...mas a OAB não é contra o MP inves...

Gini (Servidor)

Não entendi...mas a OAB não é contra o MP investigar? ou apurar pode e investigar não pode???!!

Ainda chegará o dia em que a OAB pedirá ao MPF ...

ruialex (Advogado Autônomo - Administrativa)

Ainda chegará o dia em que a OAB pedirá ao MPF que apure a favor de uma pessoa qualquer, dessas que não saem em jornal...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 15/08/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.