Tempo de correição

Condições de detentos imigrantes nos EUA serão fiscalizadas

Autor

30 de abril de 2007, 0h00

Um especialista em direitos humanos da Organização das Nações Unidas irá viajar aos Estados Unidos, no mês de maio, para fazer correição legal e investigar as condições de tratamento dos imigrantes nos centros de detenção. O anúncio foi feito nesse fim de semana, em Genebra. As informações são do site Findlaw.

O escolhido para a missão é Jorge Bustamante, do Conselho de Direitos Humanos. Sua missão inclui, ainda, visitas a grupos de imigrantes em outros estados. Ele passará por Tucson, no Arizona; Austin, no Texas; Fort Meyers, na Flórida; Nova York e Washington.

Seu principal foco será uma antiga prisão do Texas, na cidade de Taylor, chamada T. Don Hutto, hoje convertida em centro de deportação. As Nações Unidas estão preocupadas com a fúria reinante nos EUA, sobretudo após a eleição de George W. Bush, para o tratamento de imigrantes. No começo do ano, por exemplo, a cidade de Oklahoma aprovou uma duríssima legislação para barrar imigrantes nos Estados Unidos. A nova lei impede que imigrantes sem documentação legal possam ter acesso aos serviços públicos oferecidos no estado.

Essas novas legislações locais, de endurecimento, seguem uma tendência da Suprema Corte americana. Em janeiro passado, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu pela deportação de um homem acusado de roubar um carro. O embasamento da decisão está na lei de imigração, que autoriza a deportação do país quando a pena de roubo é de pelo menos um ano de cadeia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!