Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novas regras

Conselho de veterinários pede prazo para fazer concurso

O Conselho Regional de Medicina Veterinária no Rio Grande do Norte entrou com ação no Supremo Tribunal Federal pedindo 180 dias de prazo para realizar concurso público e demitir funcionários. O processo é contra ato do Tribunal de Contas da União (TCU) que deu 15 dias para que o conselho obedeça à obrigatoriedade prevista na Ação Direta de Inconstitucionalidade 1.717. O relator é o ministro Sepúlveda Pertence.

A ADI estabelece que todos os conselhos de fiscalização profissional têm de promover concurso público e demitir os servidores contratados após 18 de maio de 2001.

No mandado de segurança, o conselho alega que a demissão dos servidores colocará em risco o andamento dos trabalhos da instituição, além de considerar o prazo de 60 dias exíguo para demitir e realizar concurso público nos padrões que a Constituição estabelece.

“É de se considerar que os conselhos não tinham regras com relação à contratação de funcionários, pois todos são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, não estavam obrigados a seguirem o modelo do estatuto dos servidores públicos, onde exige a contratação através de concurso público, até porque não recebem verbas públicas e sim de entes privados, com características atuais de caráter híbrido”, disse a defesa.

Como argumento, o conselho informa que o TCU concedeu prazo de 180 dias para os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Sergipe e do Rio Grande do Sul fazerem a adaptação.

MS 26.573

Revista Consultor Jurídico, 30 de abril de 2007, 0h00

Comentários de leitores

2 comentários

Onde tem negócio público tem maracutaia, nepost...

Band (Médico)

Onde tem negócio público tem maracutaia, nepostismo, corrupção, desvio de dinheiro! A lei do concurso obrigatório é de 88 e até hoje o CMV enrola para não cumprir a lei! Imagina no resto então que ele mesmo deve fiscalizar!!!

Eu gostaria de saber por que só o Conselho Fede...

ACUSO (Advogado Autônomo - Dano Moral)

Eu gostaria de saber por que só o Conselho Federal da OAB está imune a tudo o que faz ou deixa de fazer? Que misterio é esse ? Por que tanta prerrogativa e privilegios? Onde está escrito que a OAB é um órgão de classe " sui generis? Por que o judiciario teme tanto a OAB? Por que esse órgão ( que se autodefine como um quarto poder) não presta contas ao TCU ? Em nosso regime " monarquico" tudo é possivel para manter-se intocavel a OAB . Por que só o Conselho veterinario recebe ordens judiciais ? Aguardo respostas !

Comentários encerrados em 08/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.