Dívida devida

Lei distrital não pode extinguir crédito tributário, diz STF

Autor

27 de abril de 2007, 0h01

Lei do Distrito Federal que extinguia crédito tributário mediante dação em pagamento foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. A ação é do governo estadual e contesta artigos da Lei distrital 1.624/97 que dispõe sobre o pagamento de débitos das micro, pequenas e médias empresas.

A dação em pagamento é a entrega de uma coisa, em pagamento de algo que era devido. Consiste em um instituto do direito civil que se refere a um acordo de vontades entre credor e devedor no qual, para a liquidação da dívida, há concordância no recebimento de prestação diferente da que é devida.

O ministro-relator, Ricardo Lewandowski ressaltou que, conforme o parágrafo único do artigo 2º, cabe à Secretaria da Fazenda e Planejamento a responsabilidade pela elaboração do cadastro geral de materiais e pela aceitação ou não das propostas de dação em pagamento por parte das empresas devedoras.

Lewandowski acolheu o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) para julgar integralmente procedente a ação, já que medida cautelar já havia suspendido a eficácia da norma. Para a PGR, a norma impede a incidência do processo licitatório para a aquisição de materiais pela Administração Pública.

Segundo o relator, em matéria de crédito tributário, cabe à lei complementar federal (Código Tributário Nacional) e não à lei distrital, estabelecer hipóteses de extinção de crédito tributário.

ADI 1.917

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!