Consultor Jurídico

Gilmar Mendes suspende julgamento contra senador Raupp

27 de abril de 2007, 0h01

Por Redação ConJur

imprimir

Pedido de vista do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, suspendeu o julgamento do Inquérito sobre a abertura de ação penal contra o senador Valdir Raupp (PMDB/RO). A investigação visa a apurar suposto crime contra o sistema financeiro nacional praticado pelo parlamentar e funcionários do governo de Rondônia.

A denúncia é do Ministério Público Federal e foi encaminhada ao STF em 2003. Entre 1997 e 1998, o senador, que era governador, foi acusado de permitir o desvio de recursos destinados ao Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planaforo) para o pagamento de dívidas públicas.

Os recursos foram obtidos por meio de um acordo de R$ 167 milhões assinado entre o Brasil e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o gerenciamento dos recursos naturais de Rondônia. Como contrapartida, o governo teria de captar R$ 21 milhões para a execução do Plano.

O advogado de defesa argumentou que Raupp não era o executor do Planaforo e nunca ordenou a transferência da verba do projeto para o tesouro estadual e para a secretaria de fazenda. Ainda segundo ele, quando Raupp foi informado sobre como as verbas do Planaforo estavam sendo utilizadas, baixou decreto determinando a tomada de providências e a comunicação do fato aos Tribunais de Conta da União e do Estado de Rondônia.

Seis ministros já se posicionaram pela instauração da ação contra o senador. São eles Joaquim Barbosa, e os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso.

INQ 2.027