Consultor Jurídico

Sócio de Arcanjo não consegue se livrar de condenação

26 de abril de 2007, 11h17

Por Redação ConJur

imprimir

Alair Fernando das Neves, denunciado juntamente com João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, por crime de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, não conseguiu fazer com que o Superior Tribunal de Justiça aceitasse seu recurso para se livrar da condenação. O pedido foi negado pela 5ª Turma.

Ele foi condenado a 10 anos e 10 meses de reclusão, mais 220 dias-multa. Defesa e acusação apresentaram recurso. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu apenas parte do apelo da defesa para reduzir a pena pelo crime de evasão de divisas e absolver o acusado pelo crime de lavagem de dinheiro.

Esta decisão foi objeto de um novo recurso da defesa [Embargos de Declaração]. O TRF acolheu em parte os embargos. Como a segunda instância não admitiu a remessa de Recurso Especial ao STJ, os advogados de Fernando das Neves tentam que o próprio STJ permita que o processo chegue ao tribunal.

O relator, ministro Gilson Dipp, na liminar, negou o pedido. Em uma segunda tentativa, a defesa de Alair Fernando das Neves apresentou Agravo Regimental. A 5ª Turma rejeitou o recurso. Embargos de Declaração também foram apresentados, mas os ministros não os conheceram. Agora, o Agravo de Instrumento também foi indeferido.

Ag 746.549

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.