Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Saída de emergência

OAB-RJ defende que investigados na Hurricane se afastem

O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, defendeu que os juízes e desembargadores investigados pela Operação Hurricane – soltos por ordem do Supremo Tribunal Federal, peçam afastamento de suas funções pelo tempo que durarem os processos pelos quais respondem. “Seria melhor tanto para o cidadão jurisdicionado, quanto para o Poder Judiciário e até mesmo para os que estão sendo acusados de práticas ilícitas tão graves se manterem afastados nesse momento”, afirmou.

“Obviamente não há qualquer decisão determinando aos magistrados o afastamento nessa fase dos processos, mas o considero relevante até para que se preservem”, afirmou Damous. “Esta é uma situação muito delicada e o magistrado necessita de serenidade e de tranqüilidade para exercer bem as suas funções”, defendeu.

Caso as investigações apontem o suposto envolvimento de novos magistrados nos procedimentos de compra e venda de decisões judiciais, essa pode se configurar, na avaliação de Wadih Damous, como a maior crise do Poder Judiciário brasileiro. “Tudo isso demonstraria que alguns setores do Judiciário estão, de fato, infiltrados pelo crime organizado”, lamentou.

O presidente da sindicância que apura os fatos no Conselho Nacional de Justiça, Vantuil Abdala, também comentou que seria "conveniente" que os acusados já se afastassem das funções. "Independentemente de culpa, é conveniente que estes magistrados se afastem", disse. O CNJ decide na próxima sessão, se abre ou não processo disciplinar contra os juízes e desembargadores acusados de envolvimento no esquema.

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Revista Consultor Jurídico, 24 de abril de 2007, 16h50

Comentários de leitores

1 comentário

Isso é que os juízes querem. Se afastarem. Os j...

allmirante (Advogado Autônomo)

Isso é que os juízes querem. Se afastarem. Os juízes deveriam ser impedidos de se afastarem. Deveriam sofrer o processo e suas humilhações em suas cadeiras. A OAB pensando estar fazendo um serviço social está colaborando com os delinquentes.

Comentários encerrados em 02/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.