Excesso pessoal

Vereador afastado irregularmente consegue indenização

Autor

23 de abril de 2007, 14h00

Vereador afastado sem qualquer deliberação do plenário da Câmara municipal ou sem qualquer respaldo legal tem direito de receber indenização por danos morais. O entendimento é 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Turma negou o recurso do ex-presidente da Câmara Municipal de Theobroma, Rondônia, José Lúcio Barros da Silva. Ele pretendia modificar decisão que o condenou a indenizar o ex-vereador Manoel Reinaldo Bravin pelo afastamento irregular do cargo.

O caso teve início após acusações contra o presidente feitas em plenário pelo vereador. A Câmara decidiu, então, autorizar a instauração de processo para esclarecer as acusações. José Lúcio não gostou da atitude de Manoel Bravin e baixou uma portaria para afastá-lo do cargo.

Bravin ajuizou, então, a ação de indenização por danos morais. Alegou abuso de poder. O Tribunal de Justiça de Rondônia condenou o presidente ao pagamento de indenização porque considerou que ele se aproveitou de uma situação. “Caracteriza abuso de direito o afastamento de vereador do exercício de seu mandato, por intermédio de portaria expedida pelo presidente da câmara sem esteio legal, suscetível de indenização por danos morais”, afirmou a segunda instância.

A defesa do ex-presidente da Câmara de vereadores recorreu ao STJ. A 4ª Turma considerou não haver o que modificar na decisão do TJ e não conheceu do Recurso Especial. “Na avaliação daquela Corte à luz dos fatos da causa, que não são passíveis de revisão pelo STJ, ao teor da súmula 7, houve o abuso, o excesso pessoal além do que lhe impunham os deveres do cargo de presidente do legislativo municipal, gerador de dano moral ao lesado”, ressaltou o ministro Aldir Passarinho Júnior, relator do caso.

REsp 400.983

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!