Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Chave dos mistérios

FBI desvenda detalhes de máfia que atuava em Chicago

Por 

Uma investigação do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, desvendou os detalhes de 40 anos de atividade de uma máfia em Chicago. As revelações constam de um documento de 64 páginas que vai permitir a acusação de 14 suspeitos. Espera-se assim encerrar 18 casos de homicídio até agora sem solução. As informações são do site do FBI.

Entre os casos não resolvidos, que agora são imputados à máfia, está o de Tony ‘The Ant’ [A Formiga] Spilotro, líder mafioso de Las Vegas que inspirou a personagem de Joe Pesci no filme Casino, de Martin Scorsese.

Entre os crimes que vão a julgamento estão o de seis homens acusados de roubar o cofre pessoal do ‘Padrinho’ da máfia Tony Accardo. O chamado “arquiteto” do assalto, John Mendell, foi visto pela última vez em 16 de janeiro de 1978. O Ministério Público afirma que a idéia por detrás dos crimes foi enviar a mensagem de que o roubo de jóias e outros bens de um líder não seriam tolerados.

O julgamento não deverá acontecer antes de agosto, já que o início do processo de escolha de jurados está agendado para 1º de junho. Entretanto, o governo tornou pública a lista de testemunhas, até agora mantida sob sigilo por razões de segurança. Um dos nomes mais destacados da lista é o de Nicholas Calabrese, antigo mafioso que agora colabora com as autoridades. O documento do FBI afirma que Calabrese forneceu dados cruciais sobre o funcionamento da organização, no que toca a processos de extorsão, fogo ateado e assassinatos.

Um deles, Joey ‘The Clown’ [O Palhaço] Lombardo, pode ser condenado a prisão perpétua se os jurados considerarem os testemunhos verdadeiros.

 é repórter especial da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 23 de abril de 2007, 10h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/05/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.