Novas instalações

Fórum da Penha deve ganhar novo prédio e Juizado Criminal

Autor

22 de abril de 2007, 0h01

A Justiça paulista quer construir um novo prédio para o Fórum Regional da Penha (zona Leste) e instalar um Juizado Especial Criminal (Jecrim) na estação Palmeiras-Barra Funda (zona Oeste). As propostas foram discutidas durante encontro entre o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, diretores do Metrô e representantes da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos.

A reunião aconteceu na sexta-feira (20/4), no Palácio da Justiça. Entre os convidados estava o chefe de gabinete da Secretaria, José Francisco Mansur, o diretor de Planejamento da pasta, Marcos Kassab, e o diretor de assuntos corporativos do Metrô, Sérgio Aveleda.

O local onde deverá ser construído o novo prédio tem 11 mil metros quadrados e fica ao lado da estação Penha do Metrô. Com o novo endereço, o tribunal pretende facilitar o acesso da população, além de melhorar as condições de trabalho de juízes e funcionários e as de atendimento aos usuários.

As atuais instalações do Fórum Regional da Penha são consideradas precárias. Ali, de acordo com o tribunal, tramitam 54,3 mil processos e o prédio registra uma circulação de 2 mil a 2,5 mil pessoas por dia.

A instalação do Jecrim na estação Barra Funda vai facilitar a solução de casos em uma das maiores estações de transportes da capital. Além disso, será estratégica para os dias de jogos no Pacaembu e no Parque Antarctica. No local, o Judiciário irá contar com uma estrutura de apoio, pois a estação já abriga uma delegacia de polícia.

O Terminal Barra Funda reúne todas as modalidades de transporte coletivo (metrô, trens de passageiros e ônibus de linhas urbanas e rodoviárias). No local funciona uma estação rodoviária, duas linhas de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Linha 3-Vermelha (antiga linha Leste-Oeste) do Metrô.

Esta é a maior linha do metrô paulista em operação, com 22 km e, de acordo com a empresa transporta diariamente cerca de 1,2 milhão de pessoas. A estação Barra Funda é a segunda mais movimentada da capital. Por lá passa diariamente cerca de 147 mil pessoas. Só perde para a estação da Sé, que interliga as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, com 630 mil pessoas por dia.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!