Mercado Jurídico

Mercado Jurídico: escritório intensifica atuação na China

Autor

19 de abril de 2007, 0h01

Não são apenas os empresários que cobiçam o mercado chinês. Os escritórios de advocacia começam a descobrir o país como um promissor espaço para o desenvolvimento profissional. O Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados enviou o advogado José Ricardo dos Santos Luz Júnior como representante do escritório em Pequim. Com a sua chegada, a principal representante da banca na China, Heloisa Bonciani Nader Di Cunto, pode voltar mais para o Brasil.

Lá, os profissionais não podem se envolver em litígios que se baseiem na legislação chinesa. A atuação se restringe a questões que envolvem Direito Internacional, como fusões e aquisições e investimentos estrangeiros. A entrada neste mercado não é fácil. Apenas dois escritórios brasileiros têm autorização para manter advogados em território chinês. Há mais de 12 anos a banca atua com investidores chineses no Brasil e há quatro anos mantém em Pequim um escritório de representação. O DGCGT é o primeiro a fincar bandeira em Pequim. O Noronha Advogados fica em Xangai.

Disputa pelo mercado

O Godke, Silva & Rocha Advogados, escritório voltado para o Direito Empresarial, acaba de ser inaugurado em São Paulo. Os advogados Anna Maria Godke de Carvalho, Eduardo Costa da Silva, Felipe Fernandes Rocha, Humberto Mitsunori Matsuda e Flávio Loureiro Paes se uniram para formar a banca. Os sócios possuem experiência em Direito Trabalhista, Tributário, Societário e Internacional. O escritório fica na Vila Olímpia.

Associado gaúcho

A rede de escritórios LexNet acaba de ganhar um associado no Rio Grande do Sul: o escritório Mansur Buffara Advogados. A rede oferece aos filiados a possibilidade de atuar nacionalmente, com o apoio de especialistas em todas as áreas que envolvem o Direito Empresarial. O Mansur Buffara atua nas áreas cível, societária, imobiliária, criminal, além de família e sucessões. Nesse ano, o escritório completa 11 anos.

Brasil – EUA

O tributarista Christiano Pires Guerra Xavier, do escritório brasileiro Azevedo Sette Advogados, vai passar um ano em um dos maiores escritórios do Texas, Hayner & Boones, para aprender na prática como funciona o Judiciário americano. O especialista participa do programa de intercâmbio e treinamento celebrado entre os dois escritórios no ano passado. O acordo também prevê a vinda de advogados americanos.

Câmara de Comércio

O advogado Fábio Amaral Filgueira, do escritório Veirano Advogados, é o novo coordenador da Comissão Jurídica da Câmara de Comércio França-Brasil no Rio de Janeiro. Em 2006, o comércio entre os países movimentou U$S 5,5 bilhões. A missão de Filgueira é oferecer consultoria jurídica na relação bilateral. Ele chega para substituir a advogada Teresa Cristina Pantoja, que esteve por dois anos à frente da comissão.

Inglês especializado

Para estudantes e profissionais do Direito que pretendem aprimorar o inglês, a Global Mission Intercâmbios fechou parceria com a Canadian as a Second Language Institute, em Vancouver. Durante três semanas de julho, no Canadá, os participantes terão aulas de inglês especializado, participarão de conferências e farão estudo de casos. As matrículas acabam em maio.

Lei de Falências

A nova Lei de Falências e de recuperação fiscal de empresas será esmiuçada por especialistas durante curso promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp). Recuperação de Empresas e Falência começa na próxima segunda-feira (23/4), no centro de São Paulo. José Marcelo Martins Proença, membro do Approbato Machado Advocacia, coordena o curso que também vai tratar dos aspectos trabalhista e tributário da lei. As inscrições ainda estão abertas. Informações pelo telefone: (11) 3291-9200.

Cálculo trabalhista

Para ajudar nos difíceis cálculos de juros de mora, correção monetária, horas extras, adicional noturno e outros números, a Legítimo Cursos vai oferecer um curso de cálculo trabalhista. Nos dias 26 de abril (quinta-feira) e 19 de maio (sábado), em São Paulo, o professor Julio Cesar Vieira vai orientar os advogados. Ele é contador pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário. O telefone (11) 3392-5136 está disponível para informações.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!