Direitos de longe

Servidor recebe benefícios mesmo durante licença

Autor

18 de abril de 2007, 13h55

Servidores públicos afastados para participar de cursos de aperfeiçoamento têm de receber todos os direitos e vantagens de seus cargos, inclusive o auxílio-alimentação e o vale-transporte. O entendimento é da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, ao analisar Recurso Especial ajuizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A Ufes recorreu ao STJ contra a decisão do Tribunal Regional Federal  da 2ª Região. Os desembargadores beneficiaram o professor Ricardo de Almeida Falbo, entre outros docentes, com a ordem de pagamento do vale-transporte e do auxílio-alimentação durante o período em que ele esteve afastado de suas atividades para participar de curso de aperfeiçoamento.

No STJ, a Advocacia-Geral da União sustentou que a decisão do TRF-2 ofendia o Estatuto do Servidor Público. O relator no STJ, ministro Arnaldo Esteves Lima, citou jurisprudência já firmada no tribunal ao afirmar que “o recurso não merece provimento.”

O ministro considerou que “a legislação de regência não faz qualquer exclusão em relação ao pagamento do auxílio-alimentação no período de férias ou licença. Sendo assim, deve haver o pagamento da rubrica também naqueles períodos considerados como de efetivo exercício por força do previsto no artigo 102 da Lei 8.112/90”.

REsp 614.433

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!