Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Notícias da Justiça

Veja o noticiário jurídico dos jornais deste domingo

Hurricane

A falta de informações novas sobre a operação Hurricane faz o assunto ceder lugar ao material preparado durante a semana. Os jornais paulistas de domingo, que chegam nas bancas no sábado, nada dizem sobre o depoimento dos presos. A manchete da pauta foi para os R$ 15 milhões apreendidos na operação.

O Globo dá mais destaque à operação. Conta que, segundo a PF, os documentos encontrados depõem contra os presos. O jornal lembra também que eles poderão ter o beneficio da delação premiada.

Já, segundo a Folha de S. Paulo, os desembargadores José Eduardo Carreira Alvim e José Ricardo de Figueira Regueira podem voltam ao TRF depois que saírem da prisão. O tribunal não tem conselho de ética. No entanto, eles podem ser punidos por uma sindicância do corregedor nacional de Justiça ou por decisão do STF.

Briga pela cadeira

A disputa pelos cargos de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça já arma um clima de guerra entre os membros da alta cúpula do Judiciário brasileiro. Veja relata que os magistrados estão brigando pelos cargos, diferentemente do primeiro conselho, em 2005. Para a revista, é uma ameaça ao órgão.

Ministério dos Transportes

O próximo problema que o ministério do presidente Lula irá enfrentar é um processo preparado pelo Ministério Público Federal contra o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), informa o Painel da Folha. O ministro já responde a três processos na Justiça Eleitoral por fatos relativos à campanha de 2006 para o Senado. O novo caso, no entanto, é pior: remeteria ao mecanismo do mensalão.

Lobistas

Está marcado para o dia 10 de maio, o lançamento informal da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), informa O Estado de S. Paulo. Enquanto o Congresso não aprova uma lei regulamentando o lobby, a Abrig aposta na auto-regulamentação e vai apresentar duas propostas para consulta à sociedade - um estatuto e um código de ética.

Coleta

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina passará a oferecer a coleta de DNA nas audiências de conciliação de paternidade. A informação é da Folha. A medida visa evitar a fuga de pais.

Greve dos Lixeiros

Os jornais paulistas trazem que a Justiça de São Paulo determinou no sábado (14/4), por meio de liminar, que as empresas de coleta de lixo da capital cumpram o contrato e a manutenção do serviço e adotem medidas imediatas para evitar que o lixo se acumule nas ruas da capital.

Prestação de contas

Os partidos políticos reclamam que o programa de computador para a prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral é falho. Segundo o Estadão, o problema fará com que eles atrasem as prestações anuais, cujo prazo vence em 15 dias.

Condenados

Levantamento do Estadão diz que nos últimos dois anos a Justiça brasileira reconheceu pelo menos 24 casos em que 33 pessoas foram presas durante muito tempo por crimes que não cometeram.

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Revista Consultor Jurídico, 15 de abril de 2007, 11h27

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 23/04/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.