Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Casal eleito

TSE analisa reeleição de vice que assume prefeitura

O Tribunal Superior Eleitoral foi chamado a se manifestar sobre a possibilidade de reeleição de um vice-prefeito que assumiu a prefeitura por conta da renúncia do titular do cargo. A Consulta foi encaminhada à corte pelo deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE). O ministro Caputo Bastos é o relator.

O parlamentar relata que cônjuges foram eleitos e reeleitos prefeito e vice. Com a renúncia do prefeito, dois anos e meio antes de terminar o mandato, sua mulher, a vice-prefeita, assumiu a prefeitura para completar o mandato.

Diante do caso, o deputado pergunta: "Vice-prefeita reeleita, que assumiu, faltando dois anos e seis meses para o término do mandato, o cargo de chefe do Poder Executivo, por força de renúncia do titular, seu cônjuge poderá disputar a reeleição para o cargo de prefeita, na eleição subseqüente?"

A pergunta em tese se baseia no artigo 23, XII do Código Eleitoral. O dispositivo atribui ao TSE responder a consultas formuladas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político.

Consulta 1.410

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.

Revista Consultor Jurídico, 15 de abril de 2007, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado ...

Embira (Advogado Autônomo - Civil)

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado já aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 41/03, que propõe o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito a partir das eleições de 2010. É provável que seja decretado, em breve período, o fim das reeleições. O presidente Lula já se pronunciou favoravelmente ao fim da reeleição. Eis que de repente, não mais que de repente, surge FHC afirmando que acabar com a reeleição é reinventar a roda quadrada. Pelo visto, os tucanos vêm aí com um projeto de governo para oito anos. O ex-presidente afirmou, ainda, que carga tributária elevada é conversa fiada. Vamos passar breu nos ombros porque parece que teremos de carregar esse andor.

Comentários encerrados em 23/04/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.