Consultor Jurídico

Editor de jornal também responde por reportagem ofensiva

12 de abril de 2007, 13h28

Por Redação ConJur

imprimir

Editores também respondem pelos danos causados pela publicação de reportagens ofensivas. O entendimento foi reafirmado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Para o relator, ministro Ari Pargendler, não se pode responsabilizar apenas a empresa jornalística porque “todos devem responder pelas conseqüências”.

O Superior Tribunal de Justiça julgou o recurso do diretor de redação Luiz Fábio Campana contra decisão da segunda instância que garantiu indenização para o procurador-geral do município de Curitiba à época dos fatos, Giovani Gionedis. O procurador moveu ação de indenização contra o jornalista por ofensa à honra.

A 3ª Turma não aceitou o argumento do jornalista de que não tinha qualquer gerência sobre as reportagens publicadas. Os ministros ratificaram o entendimento de que “o diretor de redação ou editor é responsável pelos danos decorrentes das reportagens sobre as quais detenha a capacidade de vetar ou interferir, no ofício de zelar pela linha editorial do jornal, ainda que subscritas por outros jornalistas”.

REsp 207.637

Confira as técnicas de gerenciamento e marketing usadas pelos escritórios que se destacam no mercado e pelos departamentos jurídicos de sucesso no seminário Gerenciamento e Marketing: Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos, promovido pela ConJur.