Direitos autorais

Autor de O Código da Vinci tenta se livrar de ação

Autor

8 de abril de 2007, 0h01

Dan Brown, autor do best seller O Código da Vinci ajuizou moção junto à corte federal de Massachussetts, na noite de quinta-feira (5/4), pedindo que a Justiça descarte ação movida pelo autor que o acusa de plágio.

Em agosto passado, um escritor de Massachusetts pediu US$ 400 milhões de indenização do autor Dan Brown. Acusou-o de plágio. O postulante, John F. Dunn, argumentou que Brown teria se apropriado de boa parcela da obra The Vatican Boys, da autoria de Dunn, publicada em novembro de 1997.

Dunn alegou ter recebido declarações formais, sem tê-las pedido, de várias pessoas, como expertos em literatura e lingüística, comentando as “chocantes” similaridades entre as duas obras. Ele assevera que Brown teria tido acesso ao livro The Vatican Boys, “uma vez que a obra foi publicada muitos anos antes do Código”.

Dan Brown, que já venceu dois grandes desafios na Justiça. O primeiro foi quando a Suprema Corte dos Estados Unidos deu-lhe vitória em novembro de 2006, quando recusou-se a considerar as acusações de que o autor tenha infringido direitos autorais.

Outro desafio legal vencido por Dan Brown ocorreu em janeiro de 2007. Dois autores falharam no propósito de convencer a Alta Corte Inglesa de que Brown roubou suas idéias na obra.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!