Troca de diretoria

OAB estuda normas para reger transição entre gestões

Autor

3 de abril de 2007, 0h01

Criar uma norma para reger as transições entre gestões na Ordem dos Advogados do Brasil, evitando situações desagradáveis para a entidade, tais como a contratação de empréstimos pela gestão que vai sair, às vésperas da próxima assumir. Essa foi uma das propostas aprovadas por unanimidade durante o IV Seminário de Diretores-Tesoureiros e Contabilistas da OAB.

O seminário teve como tema a estrutura financeira e contábil da OAB e reuniu os diretores-tesoureiros e contabilistas das 27 seccionais da Ordem no país. O objetivo do evento, que ocorre anualmente, foi o de aperfeiçoar os mecanismos para a profissionalização completa da gestão da OAB em todo o Brasil, estabelecendo um sistema de informatização e de controle financeiro único.

Foi consenso, durante o evento, a importância de se estabelecer premissas de gestão e de se discutir a regulação do sistema de contas da entidade. O diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior, que coordenou o evento, defendeu que “todos entendem que o dinheiro com o qual a OAB lida é do advogado e, por isso, precisamos ter um cuidado todo especial, até porque sabemos da dificuldade que muitos profissionais enfrentam para recolher as anuidades”.

O diretor-tesoureiro ainda destacou que é fundamental na OAB que se tenha uma visão de profissionalização da gestão, integrando todo o sistema da Ordem — composto por Conselho Federal, conselhos seccionais e subseções da entidade, que hoje são de cerca de mil unidades em todo o Brasil, representando mais de 600 mil advogados.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, também observou que “sem uma boa tesouraria, não se consegue executar os projetos administrativos e parte dos projetos políticos; com uma tesouraria ruim podemos perder o que há de mais importante na OAB, que é a credibilidade externa”.

Para a norma de transições, a próxima etapa será o exame e votaçaõ da matéria no Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB. Cavalcante Junior adianta: “Já estou preparando uma minuta de provimento neste sentido para levar para debate na próxima reunião do colégio, que será realizado em Goiânia”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!