Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Crise no ar

OAB cobra de Lula solução para caos do sistema aéreo

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, divulgou nota na sexta-feira (30/3) cobrando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva providências urgentes para acabar, de uma vez por todas,com a crise no setor aéreo do país. “O presidente da República exige providências e, em vez de obtê-las, vê o quadro se agravar. Certamente porque as providências que exige sejam atribuições do seu próprio governo”, alega Britto.

Para o presidente da entidade, “a crise dos controladores de vôo deixa claro que há uma caixa-preta voando desgovernada no espaço aéreo brasileiro. Ele, mais uma vez, defendeu a instalação urgente de uma CPI do apagão aéreo para que seja aberta definitivamente a “caixa preta da desinformação”. E acrescentou: ”A CPI é um direito constitucional da minoria, a correta informação da crise é um direito de toda a cidadania. Ambos devem ser respeitados”.

Leia íntegra da nota

A crise dos controladores de vôo deixa claro que há uma caixa-preta voando desgovernada no espaço aéreo brasileiro, cujo pouso no solo da transparência é inadiável. Estamos, quanto a isso, no pior dos mundos: todos sabem que algo de irregular e gravíssimo acontece e afeta um dos setores vitais da vida nacional, que é a aviação civil , mas não sabemos o que é.

A cidadania está no escuro.

O presidente da República exige providências e, em vez de obtê-las, vê o quadro se agravar. Certamente porque as providências que exige sejam atribuições do seu próprio governo. Há, como é óbvio, várias perguntas que não querem calar: por que, até o acidente com o Boeing da Gol, no ano passado, nada disso ocorria? O que vincula aquele trágico momento da aviação comercial brasileira com a presente crise nos controles de vôo?

O mais estranho é que sequer manter desinformada a população, a exemplo da tentativa de se tentar impedir uma investigação mais profunda, por meio do instrumento constitucional da CPI. O agravamento da crise mostra o quanto a CPI é necessária e urgente.

A crise só será superada quando as múltiplas perguntas que estão no ar começarem a ser respondidas. A respostas somente serão obtidas quando a caixa-preta da desinformação for definitivamente aberta. A grande vítima desta crise é, mais uma vez, a sociedade brasileira. A CPI é um direito constitucional da minoria, a correta informação da crise é um direito de toda a cidadania. Ambos devem ser respeitados."

Cezar Britto

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil

Revista Consultor Jurídico, 1 de abril de 2007, 11h25

Comentários de leitores

25 comentários

Douglas Você não sabe nem minimamente como f...

Band (Médico)

Douglas Você não sabe nem minimamente como funcionam as forças armadas. E pior, não sabe nem o nosso ordenamento jurídico! Como pode funcionar um ministério que o ministro não sabe de nada, não é dado bola pelo Presidente, e que a única função é barrar as demandas dos militares em todas as questões de remuneração, modernização e gastos com equipamentos e treinamentos. Na era FHC até mesmo um ministro da defesa tinha um escritório especializado em defender traficantes de drogas, o que custou a queda do ministro da Aeronáutica da época. O país que corta a mais de duas décadas anualmente os orçamentos e vencimentos dos militares não podia recolher outro resultado. Um presidente que negocia e desnegocia com sargentos desautorizando seus ministros da defesa e ministros militares não tem capacidade de saber o que é certo, errado e qual a linha de autoridade a seguir. Presidentes não são eleitos para desestabilizar o país fazendo estultices e premiando, como lembra MARIA HELENA GONSALES FERRO de que os mesmo tiveram parte de culpa no acidente, e não foram as vítimas do mesmo ao deixarem o jato em rota de colisão! O transponder APENAS serviria para corrigir a cagada que o controle de Manaus fez. Presidente não negociam o descumprimento das leis e a criação de vantagens pecuniárias para uns sem reconhecer o trabalho dos outros. Mais arriscado e estressante são os trabalhos dos nossos oficiais e sargentos do armamento, da artilharia, que podem voar pelos ares a qualquer hora. E para eles o nosso ministro da defesa e o nosso presidente não dão a mínima bola! Apenas presidentes anedódicos fazem as vezes de ministros da defesa completamente desnecessário para o país e inepto total para qualquer função além de receber o contracheque!

Se a OAB manda, acho bom o Lula obedecer...

Helena Fausta (Bacharel - Civil)

Se a OAB manda, acho bom o Lula obedecer...

Sem contar ainda, que todas as pessoas que morr...

Helena Fausta (Bacharel - Civil)

Sem contar ainda, que todas as pessoas que morreram no voo da Gol, é culpa dos controladores.. Esse Brasil ta ficando sério demais...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 09/04/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.