Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Matemática eleitoral

Segundo turno está nas mãos dos nordestinos

Por 

A poucas horas do início das eleições presidenciais, só há dúvidas quanto à possibilidade de haver um segundo turno. Dos 125 milhões de eleitores brasileiros, estima-se que 95 milhões comparecerão às urnas (votos válidos). A pesquisa mais recente, do Vox Populi, aponta para uma vantagem de quatro pontos percentuais a favor do candidato à reeleição, o presidente Lula. Seriam 46% para Lula contra 42% da oposição — na aferição global — mas 52% a 48% no cômputo dos votos válidos.

Essa vantagem, contudo, pode ser zerada pela “taxa de alienação” do eleitorado nordestino, conforme explica o cientista político que mais entende de eleições no país, Antônio Lavareda. Essa taxa é formada pela soma de votos nulos, em branco e de abstenção. Dentre os votos nulos, grande parte deriva de erro na digitação na urna eletrônica.

No Nordeste, onde as pesquisas captam 70% das preferências a favor de Lula, verificou-se, em 2002, no sertão, a mais alta de taxa de alienação do país: cerca de 48%. A taxa de alienação do Nordeste supera a média nacional em 10 pontos percentuais.

Calculada sobre o eleitorado petista, essa taxa projeta uma perda de 7% dos votos para Lula. Como o peso do eleitorado nordestino no país é de 27%, o cruzamento das contas implica uma perda de 2% a 2,5% no total nacional. Isso considerando que a taxa de alienação afetará basicamente o candidato-presidente.

Se assim for, noves fora, sendo de 4% a vantagem de Lula, a subtração de 2% na sua conta global, representa o repasse de percentual igual para a oposição — o que zera o jogo. Ou seja: daria empate. Cenário ruim para o PT, já que no segundo turno pode-se repetir um filme já reprisado algumas vezes — a união de forças contra Lula.

O peso da mídia

O Jornal Nacional — fator preponderante em toda véspera eleitoral — deste sábado deve divulgar as últimas pesquisas feitas pelo DataFolha e pelo Ibope. A grande curiosidade é saber que impacto teve a divulgação das imagens do dinheiro petista que iria ser usado para comprar material de propaganda contra o PSDB e o efeito da frustrante ausência de Lula no debate da Globo.

A pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi que indica uma faixa de quatro pontos a favor de Lula e que, teoricamente, lhe garantiria a vitória no primeiro turno foi feita antes da repercussão do debate e das fotos do dinheiro.

As revistas semanais chegaram às bancas sem nada de explosivo o suficiente para ajudar ou atrapalhar candidaturas. Os principais jornais do país trazem todos em suas capas a montanha de dinheiro “não contabilizado” do PT.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

 é diretor da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 30 de setembro de 2006, 16h45

Comentários de leitores

9 comentários

Está tudo como ficara combinado entre o MELECA...

Pirim (Outros)

Está tudo como ficara combinado entre o MELECA (Lula) e o REMELA (Fhc) em 2002, eis quê para o sistema financeiro, estão, vão ficar mais fortalecidos, pois ambos suas propostas de governo é mais de concentração de renda, de uma estado mínimo, desempregos, falta de moradia, achatamento de salários, falta de infra-estrutura, mais corrupção e outras coisas má !!! E vou cantar a pedra antes: O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPUBLIQUETA CHAMADA "BRASIL" VAI SER O TAL DO "ALCKIMIN", o pau mandado do FHC, que irá governar por trás da cortina. Do jeito e da forma que ficara "combinado" em 2002 entre ambos, com a "colaboração" de uma grande parte da mídia e institutos de pesquisas!!!!

Senhores, mais uma vez o que estamos vendo ness...

Chacha (Advogado Autônomo)

Senhores, mais uma vez o que estamos vendo nesse comentário, fica evidenciado o grande preconceito para com os nordestinos. Até concordo com a “alienação nordestina”, pois, está sabendo reconhecer a gratidão do melhor Presidente dos últimos anos e, consequentemente retribuindo com o voto. Fiquem sabendo que nós nordestinos “não elegemos nenhum Maluf, nenhum Genuíno, nenhum Clodovil, nenhum Maloce, esse tem a junção do Paloci com o antigo Ministro do FHC Malam, também não elegemos nenhum Serra e muito menos um Êneas. Se o povo nordestino está votando quase que unicamente no Lula, é porque o mesmo fez alguma coisa por essa gente tão sofrida. Será que o povo baiano deixou de ser alienado e aposentou de vez do ACM?, será que o povo nordestino só vota por favor e não por ideologia?. Será que os nordestinos não tem a memória melhor do que os sulistas?, ou seja, ainda guardam na lembrança a compra de deputados por R$ 200,000,00 para ser aprovado a reeleição, o escândalo do Sivam, Pasta cor de Rosa, Violação do Painel do Senado, Proer, a entrega das nossas estatais com financiamento público, vale do rio doce, etc e tal “ufa”, cansei. Por isso peço mais respeito ao povo nordestino, que pode até ser alienado, más no dia 29 vai dar o troco para essa arrogância do povo do sul, que não engole um Presidente vindo do Nordeste. Vocês podem até dizer, alguns desses Deputados são do PT, verdade, más quem está votando neles são os sulistas que não são "alienados" vixe maria. Chagas Cidrão – Fortaleza-CE.

O EXORCISMO ESTÁ FUNCIONANDO . OS ESPÍRITOS ...

A.G. Moreira (Consultor)

O EXORCISMO ESTÁ FUNCIONANDO . OS ESPÍRITOS MALIGNOS ESTÃO PERDENDO A FORÇA ! ! ! " V A D E _ R E T R O _ S A T A N A S " ! ! !

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 08/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.