Última hora

Candidatos de SP ganham direito de resposta na TV e rádio

Autor

30 de setembro de 2006, 15h28

O juiz auxiliar Roberto Bellocchi, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, determinou que seja formada rede estadual de televisão para que os últimos direitos de resposta sejam exercidos, antes das eleições no domingo (1/10). A rede aconteceu às 13 horas e deve ocorrer logo após o pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Marco Aurélio, previsto para 20h30.

A coligação Compromisso com São Paul, do tucano José Serra, candidato ao governo, e a coligação PSDB/PFL obtiveram direito de resposta de um minuto em virtude de propaganda dos candidatos a deputado federal do PMDB, veiculada em bloco vespertino, na televisão, em 23.

O candidato José Serra também obteve um minuto de direito de resposta em virtude de propaganda veiculada pelo PSDC no bloco noturno do dia 20. De acordo com o juiz, o trecho com as expressões mensalão, corrupção e sanguessugas ultrapassou os limites da crítica político-administrativa.

Também foram concedidos 14 minutos de direito de resposta, em rádio, à coligação Compromisso com São Paulo. Foi determinado um minuto de direito de resposta para cada inserção tida como ofensiva. Na representação contra o PMDB, a coligação obteve oito minutos em razão de inserções reservadas aos candidatos às eleições proporcionais, veiculadas no dia 21, as quais continham a frase “o PSDB também é responsável pela corrupção”.

Em outra representação contra a Coligação PMDB/PP e o candidato ao governo Orestes Quércia, foram obtidos mais seis minutos por causa de inserções com a mesma frase, veiculadas no dia 22. O direito de resposta deverá ser veiculado em inserções, no mesmo horário em que foram veiculadas as ofensas.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!