Cinema em rede

Justiça americana condena troca ilegal de arquivos de filmes

Autor

29 de setembro de 2006, 11h54

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o fim do processo daquela que é considerada a primeira grande ação criminal contra o uso do programa de troca de arquivos online, chamado BitTorrent, que permite baixar arquivos de filmes da internet.

Scott R. McCausland, 24 anos, morador da Pensilvânia, foi acusado de fazer o lançamento antecipado na internet do filme Star Wars, antes mesmo de o original em celulóide ter chegado aos cinemas. O lançamento virtual atingiu mais de 130 mil usuários de computador. As informações são do site FindLaw.

Segundo a procuradora Mary Beth Buchanan, “há um esforço gigantesco do Departamento de Justiça para processar pessoas que usem tecnologia de ponta para minar as leis de direito autoral”. Sustentou também que o caso é uma lição para aqueles que acreditam que há anonimato no ciberespaço.

Além do Episódio 3 de Guerra nas Estrelas, o acusado colocou na internet, antes que chegassem aos cinemas, os filmes Blade Trinity, Are We There Yet, Hitch, Coach Carter, Assault on Precinct 13, Constantine, Elektra e White Noise.

A sentença foi de 10 anos de cadeia e uma fiança de US$ 500 mil.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!