Nova gestão

Orlando Carvalho assume presidência do TJ de Minas

Autor

26 de setembro de 2006, 18h49

O desembargador Orlando Adão Carvalho, de 68 anos, é o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele foi eleito nesta segunda-feira (25/9) com 61 votos dos 117 desembargadores presentes à reunião plenária.

Os outros candidatos foram os desembargadores Reynaldo Ximenes Carneiro, que obteve 43 votos; Antônio Hélio Silva, sete votos; e Cláudio Costa, três votos. Houve ainda dois votos nulos e um em branco.

No discurso de agradecimento, Orlando Carvalho, falou da emoção ao ser eleito. “Presidir o Tribunal de Justiça Estadual é o sonho de todo magistrado e hoje realizo esse sonho”, declarou.

Ao agradecer a postura ética dos demais candidatos, destacou a importância de se manter a tradição de eleger para a presidência o desembargador mais antigo que esteja concorrendo. “Minas Gerais tem um peso muito grande dentro do País e a quebra da tradição teria uma grande repercussão nacional”, ressaltou.

Antecipou que pretende realizar uma administração pautada pela serenidade, dinamismo e solidariedade. “Espero ter coragem, firmeza, bravura, ousadia, audácia e generosidade, durante minha gestão”, reafirmou.

Perfil do desembargador

Natural de Santa Luzia (MG), o desembargador Orlando Carvalho formou-se pela Faculdade Mineira de Direito da PUC-MG em 1962. Ingressou na magistratura em 1966, tendo atuado nas comarcas de Galiléia, Resplendor, Peçanha, Entre Rios de Minas e Belo Horizonte. Passou a integrar o antigo Tribunal de Alçada em 1986, sendo promovido para o TJ-MG em 1991.

Foi presidente da 1ª Câmara Cível do TJ-MG de 1995 a 2004, bem como vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral no período de 2000 a 2002. Foi ainda diretor do Departamento de Relações Públicas e redator do jornal da Associação dos Magistrados Mineiros.

Jornalista, atuou como repórter do jornal Folha de Minas (1959 a 1962), secretário de redação do semanário O Binômio (1960 a 1962) e diretor regional do Correio de Minas (1963 a 1964).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!