Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Conheça seu candidato

Fernando Rodrigues lança Políticos do Brasil em São Paulo

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de S.Paulo, lança na segunda-feira (25/9) na capital paulista o livro Políticos do Brasil, que traça o perfil e revela o patrimônio dos políticos que se elegeram nas duas últimas eleições. A noite de autógrafos será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, às 18h30.

Na parte O Patrimônio dos Políticos, Fernando Rodrigues apresenta os bens declarados e seus valores atribuídos pelos candidatos. Com base nestas declarações, o autor mostra como há coincidência entre o sucesso na política e uma sólida e consistente ascensão social dos eleitos.

Em 2002, por exemplo, 548 políticos se reelegeram. Pela declaração de bens que apresentaram, o patrimônio da classe cresceu 41,8% em quatro anos. O trabalho mostra também quem são os políticos mais ricos em cada eleição e em cada partido, e quem são os que declaram nada possuir ou que não declaram o que têm.

No Perfil Estatístico, Rodrigues compila os dados de quem são, quantos são, de onde vêm e qual a formação dos políticos. Em Características do sistema político e considerações sobre o voto o autor faz uma descrição do sistema político eleitoral brasileiro e faz uma reflexão sobre os seus pontos positivos e negativos.

Para fazer este trabalho, Fernando Rodrigues se baseou nos dados ofertados pelos próprios candidatos ao fazer o registro de suas candidaturas.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 25 de setembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Oportuno e necessário. O Conjur deveria seguir ...

Felipe Boaventura (Estagiário)

Oportuno e necessário. O Conjur deveria seguir o exemplo do autor e abordar com mais ênfase nosso atual pleito presidencial, considero os desdobramentos JURÍDICOS dos recentes escândalos eleitorais, e com todo respeito, muito mais importantes que as matérias em destaque até o presente momento. Fiquemos alertas!

Comentários encerrados em 03/10/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.