Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Lucro da falida

Falsos advogados aplicam golpes em titulares de previdência

Associados da extinta SAOEX Previdência Privada estão sendo vítimas de falsos advogados. As pessoas ligam para os segurados dizendo que eles têm direito a rever indenização da massa falida da previdência e, para isso, têm de depositar quantia referente a custas judiciais. As informações são do site Espaço Vital.

De acordo com o site, os golpistas falam para as vítimas que elas receberão o dinheiro em até 10 dias. As ligações são originadas de vários telefones — um deles, de São Paulo, já identificado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Como existe o processo judicial contra a extinta previdência, os golpistas passam o número para as vítimas e as aconselham a consultar a ação no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Uma consulta na página virtual do TJ gaúcho comprova a existência de 42 diferentes depósitos, que totalizam R$ 2,7 milhões, mas esse dinheiro não é destinado aos beneficiários da previdência. Trata-se de depósitos judiciais decorrentes de dinheiro arrecadado pela massa falida, inclusive vendas feitas em leilões judiciais, que atenderão o pagamento de créditos habilitados e reconhecidos.

Pelo menos 12 pessoas já caíram no golpe. No Nordeste, um segurado depositou R$ 8 mil na conta indicada pelos falsários.

Processo 10503338994

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2006, 17h48

Comentários de leitores

2 comentários

TAMBEM RECEBI NOTIFICAÇÃO DOS FALSOS ADVOGADOS,...

COSTA (Técnico de Informática)

TAMBEM RECEBI NOTIFICAÇÃO DOS FALSOS ADVOGADOS, IDENTIFICADOS COMO SENDO DRA SAMIRA TEL. (13) 3021-4180 E ERVELYN TEL. (11) 7699-043.

A Secção São Paulo da Ordem dos Advogado do Bra...

Cícero José da Silva (Advogado Autônomo - Criminal)

A Secção São Paulo da Ordem dos Advogado do Brasil criou uma comissão para combater os falsos advogados, contudo as Subseções não estão aparelhadas para empreenderem os mesmos esforços, para banir do mercado os bacharéis e até mesmo pessoas sem nenhuma formação que se intitulam advogados, freqüentando delegacias de polícia e demais repartições publicas sem serem incomodados. A audácia dos falsos advogados chega a ponto de freqüentarem até mesmo as salas dos advogados e os cartórios dos fóruns. Os candidatos nas próximas eleições da OAB precisam colocar em suas plataformas, um plano rigoroso de fiscalização e combate a esses criminosos, envolvendo o Ministério Público o Poder Judiciário e a Secretária de Segurança Pública, pois os falsos advogados não denigrem apenas a advocacia, mas como o falso médico coloca em risco a sociedade, e precisa ser combatido de forma eficaz. Finalizando gostaria a título de sugestão que a operação caça falso advogado tivesse início na Região de Santo Amaro, onde falsos “doutores” estão atuando a muitos anos e alguns deles contam com a conivência de causídicos regularmente inscritos que precisam sofrer sérias punições do Tribunal de Ética e Disciplina, além das penalidades elencadas no Código Penal.

Comentários encerrados em 30/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.