Briga da fazenda

Candidato ao governo do Paraná acusa Roberto Requião de calúnia

Autor

22 de setembro de 2006, 7h00

O senador Osmar Dias, candidato ao governo paranaense, apresentou no Superior Tribunal de Justiça queixa-crime por crime de calúnia, difamação e injúria contra o governador do Paraná, Roberto Requião. O relator é o ministro Jorge Scartezzini

A queixa se refere à afirmação do governador de que Osmar Dias deveria explicar à Justiça Eleitoral a declaração de que a fazenda Lagoa da Prata, de 8 mil hectares, que Osmar comprou na cidade de Formoso do Araguaia, no Tocantins, custou R$ 2,5 milhões. Segundo afirma Requião, o imóvel, na verdade, “é um latifúndio avaliado em mais de R$ 20 milhões”.

Requião e Dias são candidatos ao governo estadual e ocupam o primeiro e segundo lugares na disputa eleitoral. A fazenda acabou virando o principal assunto desse embate político. Em um debate promovido por uma emissora de televisão, Requião teria cobrado do senador uma explicação pública, o que provocou a reação de Dias de prometer abrir processo.

O processo corre na Corte Especial do STJ devido ao foro privilegiado que a Constituição Federal confere a governadores nos casos de crimes de responsabilidade.

APn 463

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!