Imprensa na eleição

Jornais dão todo espaço para falar mal de Lula

Autor

21 de setembro de 2006, 16h33

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva é o principal assunto na cobertura da eleição principal feita pelos cinco jornais de circulação nacional. De acordo com levantamento feito pelo site Observatório Brasileiro de Mídia entre 28 de agosto e 15 de setembro quase metade (41%) do material dedicado à eleição de presidente é ocupado a falar do candidato.

Outros 31% são ocupados pelo noticiário sobre o presidente Lula. O candidato-presidente só não tem mais motivos para aplaudir a imprensa porque tanto num caso como no outro 52% do espaço reservado a ele é ocupado com noticias consideradas negativas para seus interesses.

O Observatório faz levantamentos semanais do noticiário sobre os quatro principais candidatos à presidência (Lula, Alckmin, Helois Helena e Cristovam Buarque) mais o presidente da República, nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. Além do levantamento quantitativo é feito também uma avaliação qualitativa do noticiário com um inventário de notícias negativas, positivas ou neutras para cada candidato.

O candidato tucano Geraldo Alckmin, que aparece em terceiro lugar ocupando 20% do espaço analisado, tem um tratamento bem mais equilibrado por parte dos jornalistas, com 39% de notícias a favor e 38% contra.

Os dois outros candidatos avaliados – Heloísa Helena e Cristovam Buarque – merecem bem menos atenção mas são tratados com muito mais boa vontade pela imprensa. HH mereceu 6% das notícias da campanha presidencial. Mais da metade (53%) das notícias que saíram eram a favor dela.

No caso de Cristovam, a medição só passou a ser feita a partir da segunda semana (9/9) e por isso ele ficou com apenas 2% do noticiário total. Mas o percentual de notícias positivas (43%) supera em muito o de negativas (25%).

Veja os números

Candidato

Espaço no noticiário

Noticias positivas

Notícias negativas

Lula

40,6%

28,4%

52,1%

Alckmin

20,5%

39,1%

38,4%

HH

5,9%

53,3%

19,5%

Cristovam

2,1%

42,8%

25,0%

Presidente

30,8%

24,2%

51,9%

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!