Tempo de propaganda

Lula já perdeu 40 minutos de propaganda e Alckmin apenas 2

Autor

20 de setembro de 2006, 19h38

O presidente da República e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva não está só em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos. Ele também é o campeão de perda de tempo de propaganda na televisão. Desde 15 de agosto, quando começou a campanha, Lula perdeu 40 minutos e 55 segundos do seu tempo. Seu rival, o tucano Geraldo Alckmin, perdeu apenas 2 minutos.

As decisões que determinaram a cassação do tempo dos candidatos foram tomadas em 95 representações que chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral. Desse total, 83 eram contra Lula e 12 contra Alckmin.

Das ações em que houve perda do tempo, 50 decisões já foram ratificadas pelo Plenário: seis de perdas do candidato Geraldo Alckmin e 44 de Lula. Ainda devem ser levadas à ratificação do Plenário 45 decisões de retirada de tempo: seis contra Alckmin e 39 contra Lula.

Os mais invadidos

O presidente Lula foi acusado por Alckmin e por diversas coligações estaduais de invadir o horário de outros candidatos nos seguintes estados: 33 vezes na Bahia, 11 vezes na Paraíba, 14 no Pará, seis em Santa Catarina, seis no Paraná; seis em Minas Gerais; três no Distrito Federal e uma vez nos estados de Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Geraldo Alckmin foi acusado de invadir o horário reservado a deputados no estado do Paraná. No total — entre inserções e propagandas em bloco —, Lula tem direito, diariamente, a 57 minutos de propaganda e Alckmin, a 81 minutos.

Direitos de resposta

Dentre as 20 ações com pedidos de direito de resposta, 15 foram movidas contra Alckmin, duas contra a candidata Heloísa Helena, uma contra Lula, uma contra o candidato José Maria Eymael e uma contra o PSDC.

Das 14 ações movidas por Lula contra o candidato Geraldo Alckmin, em nenhuma delas foi concedido direito de resposta. A 15ª representação foi movida pelo ex-presidente nacional do PT José Genoíno, que também não obteve direito de resposta.

O direito de resposta foi concedido à coligação de Lula contra o candidato José Maria Eymael, contra o PSDC, e contra Heloísa Helena (esta decisão ainda será analisada pelo Plenário).

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!