Operação Sansão

PF prende nove acusados de falsificar sentenças judiciais

Autor

19 de setembro de 2006, 11h07

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (19/9) nove acusados de fraudar sentenças judiciais: três no Maranhão, três em Pernambuco, um no Ceará, um em Minas Gerais e um no Pará. Entre os presos está ao menos um juiz de Pernambuco e um oficial de Justiça. Ao todo, foram expedidos 12 mandados de prisão na operação batizada de Sansão.

Segundo informações da Polícia Federal, o grupo envolve juízes, advogados, servidores públicos estaduais e empresários. As investigações apontam que a quadrilha agia de duas formas.

Uma das formas consistia em forjar um documento inicial — como confissão de dívida, testamento, entre outros — que serviria de base para uma ação judicial, geralmente contra pessoas com muito dinheiro em contas bancárias, sem movimentação, para apropriar-se desses recursos. Outra forma seria forjar o próprio processo que era enviado como precatória para uma outra comarca, com o mesmo objetivo.

A operação foi originada na Superintendência Regional da PF no Maranhão. De acordo com as investigações, a quadrilha falsificava documentos para sacar dinheiro de aposentados e até de pessoas que já estavam mortas. A PF acredita que o grupo agia há pelo menos três anos. Se denunciados, os presos podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e corrupção passiva.

Notícia atualizada com novas informações às 11h50.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!