Exploração de terras

Produtividade de terra só pode ser calculada por critério oficial

Autor

19 de setembro de 2006, 12h59

Grau de eficiência na exploração de terra só pode ser calculado por critério oficial. O entendimento é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros negaram o recurso de um casal proprietário de terras contra ato do Incra. Antônio Cláudio Viol e sua mulher questionavam o critério que considerou improdutivo o seu imóvel rural e permitiu o uso da fazenda para a reforma agrária.

De acordo com o laudo pericial, o grau de eficiência na exploração da fazenda ficou abaixo de 100%, o que caracterizou imóvel improdutivo, segundo critérios da Instrução Normativa 8/93. Cláudio Viol ajuizou Ação Declaratória para comprovar que a Fazenda São Francisco, de sua propriedade, é produtiva e não pode ser desapropriada.

Após o exame do laudo pericial, o Tribunal de origem concluiu que é impossível adotar qualquer outro critério de medição do GEE — Grau de Eficiência na Exploração e do GUT — Grau de Utilização da Terra. O único aceito seria o da IN 8/93, previsto em lei. Pelo critério, o GEE da terra é de 89,92%.

O dono da fazenda recorreu ao STJ para saber qual o critério pode concluir se o imóvel é suscetível de desapropriação para reforma agrária. Ressaltou que a fazenda está ocupada por um grupo do Movimento dos Sem Terra, desde janeiro de 1999. Lembrou que mesmo com a existência de mandado de reintegração de posse expedido em seu favor, as terras não foram desocupadas.

Sustentou que o laudo pericial feito por um engenheiro agrônomo constatou que a sua fazenda é produtiva, com GEE superior a 100%. Segundo ele, os diferentes valores encontrados decorrem de diversas metodologias usadas no cálculo das unidades animais (UAs).

Para a ministra Denise Arruda, relatora, a controvérsia estabelecida nos autos diz respeito à diferença entre os índices apurados pelo GEE, decorrentes da utilização de diversas metodologias no cálculo das UAs. Segundo ela, a adoção de um critério diverso do oficial somente seria possível mediante a constatação de que outro método seria o mais adequado para evidenciar a realidade.

Resp 840.648

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!