Escutas ilegais

TSE descobre grampos em telefones de ministros

Autor

17 de setembro de 2006, 18h14

Uma varredura nos telefones dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral constatou que três deles vinham sendo monitorados: o do presidente do tribunal, ministro Marco Aurélio; seu vice-presidente, Cezar Peluso e o ministro Marcelo Ribeiro, representante da advocacia no tribunal, responsável pelo julgamento do abuso na propaganda eleitoral.

O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, dará entrevista coletiva nesta segunda-feira, às 9h, para relatar a descoberta. O rastreamento foi feito por empresa que faz a verificação sempre que chamada pela direção do TSE.

O fato é inédito. É a primeira vez que se descobre a existência de grampos em telefones da cúpula do Judiciário brasileiro. Já houve casos de grampos em telefones de parlamentares e até mesmo o gabinete da Presidência da República foi monitorado. Isso aconteceu em 1983, no governo do general-presidente João Figueiredo. Anos depois, já fora do poder, Figueiredo revelaria que quem grampeou seu gabinete fora Heitor Aquino Ferreira, ex-major que fora secretário particular e colaborador dos generais Golberi do Couto e Silva e Ernesto Geisel. Aquino Ferreira, um dos principais colaboradores da coleção as Ilusões Armadas do jornalista Elio Gaspari. Foi ele quem traduziu para o português a famosa obra de George Orwell, A Revolução dos Bichos.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!