Bola da vez

PF planejaria ação contra escritórios de advocacia

Autor

15 de setembro de 2006, 15h50

A Polícia Federal pode desencadear uma operação contra escritórios de advocacia, especialmente contra criminalistas. A notícia é do jornalista Mino Pedrosa, publicada no site Quid Novi.

De acordo com o texto, a operação — batizada de Rubi em referência à pedra usada na ornamentação dos anéis de bacharéis em Direito — está fundamentada em escutas telefônicas que “flagraram nobres causídicos em meio a ações heterodoxas que envolvem honorários milionários recebidos sem o recolhimento de impostos — ou seja, por Caixa Dois — e evasão de divisas”.

Procurados pela revista Consultor Jurídico, a Polícia Federal em São Paulo e em Brasília e o Conselho Federal da OAB afirmaram que desconhecem a operação.

Ainda segundo a notícia, um advogado “com franco acesso a gabinetes ministeriais em Brasília, inclusive ao Ministério da Justiça”, já circula com Habeas Corpus preventivo como precaução. “A partir da apreensão de documentos em escritórios de advocacia, será possível desfiar novelos que levam a quadrilhas do crime organizado que se escondem sob o sigilo de advogados”, escreveu Mino Pedrosa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!