Fim de recursos

Prisão só pode ser cumprida após decisão definitiva, reafirma STJ

Autor

12 de setembro de 2006, 10h59

Prisão só pode ser cumprida depois de terminar todas as possibilidades de recursos. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a liberdade de Luiz Gustavo dos Reis, condenado a seis anos e seis meses de reclusão por roubo. Ele deve ficar livre até o trânsito em julgado da decisão que o condenou.

“Presume-se que toda pessoa é inocente, isto é, não será considerada culpada até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, princípio que, de tão eterno e de tão inevitável, prescindiria de norma escrita para tê-lo inscrito no ordenamento jurídico”, observou o ministro Nilson Naves, relator.

A primeira instância inocentou o réu do crime. O Ministério Público apelou. O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o acusado a seis anos e seis meses em regime fechado.

Um pedido de Habeas Corpus foi ajuizado no STJ. Liminarmente, Nilson Naves suspendeu o cumprimento do mandando de prisão. A defesa queria que, no mérito, a sentença de absolvição fosse restabelecida. O Ministério Público Federal opinou pela rejeição do pedido.

“O aresto atacado demonstra, de forma exaustiva, as razões pelas quais se imputou ao paciente o crime pelo qual foi condenado. Entender em sentido contrário, como quer o impetrante, demandaria, impreterivelmente, análise aprofundada de matéria fático-probatória, o que é vedado em sede de habeas corpus”, afirmou o subprocurador.

A Turma concedeu parcialmente o pedido. “É da jurisprudência da Casa, e sem divergência, que, solto, em liberdade o condenado permanecerá até o trâmite em julgado da sentença penal condenatória”, observou o ministro Nilson Naves.

“Quando, todavia, pretende-se se restabeleça a sentença absolutória, à pretensão faltam, aqui e agora, maiores elementos de convicção. Aliás, não só lhe faltam elementos tais e tais, mas é ela mesma, aqui, de exame mui dificultoso, donde melhor seja o seu exame feito em outras oportunidades, que não faltarão à inteligência da defesa”, acrescentou.

A liminar foi, então, ratificada. “O meu voto é, pois, no sentido de ratificar a liminar. Concedo, em parte, a ordem com a finalidade de assegurar ao paciente o cumprimento da pena somente após o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, concluiu o ministro Nilson Naves.

HC 48.655

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!