Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Imposto de menos

Paraná diz que redução de alíquota de ICMS é inconstitucional

O estado do Paraná quer que seja declarada inconstitucional a redução de 18% para 12% da alíquota do ICMS incidente sobre a comercialização de máquinas e equipamentos de terraplenagem. Para isso, entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei estadual 15.003/06, que reduziu a alíquota.

De acordo com a ação, o texto fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A redução da alíquota implica expressiva perda na arrecadação, ocasionando dificuldades ao estado no cumprimento de seus deveres”, diz o estado, que lembra que, em caso de descumprimento, o administrador público é responsabilizado.

Segundo o estado, a perda com a arrecadação desses impostos será de R$ 3,7 milhões em 2005 e mais de R$ 4,2 milhões em 2006. “Deveriam ter sido implementadas medidas de compensação e a elaboração de relatório de impacto orçamentário-financeiro.”

Na ADI, o governo do Paraná conta que vetou a lei e a Assembléia Legislativa aprovou e promulgou, mesmo com a objeção do chefe do Executivo. O ministro Carlos Ayres Britto é o relator.

ADI 3.789

Revista Consultor Jurídico, 6 de setembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

até quando teremos essse tipo de pensamento no ...

scommegna (Advogado Autônomo)

até quando teremos essse tipo de pensamento no brasil? esses governadores pré - históricos não conseguem enxergar o futuro? a produção vem caindo e na cabeça deles é melhor ganhar muito em cima de pouco do que pouco em cima de muito, ampliando a base de consumidores. ninguém mais aguenta a carga tributária e, infelizmente, repito, existem governantes que ainda pensam assim. simpleamente, lamentável.

Comentários encerrados em 14/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.