Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Debate aberto

Câmara dos Deputados aprova fim do voto secreto

O voto secreto no Legislativo deve acabar. A posição foi adotada, no fim da tarde desta terça-feira (5/9), pela Câmara dos Deputados. Houve 383 votos a favor, nenhum contra e quatro abstenções.

Ainda falta a votação em segundo turno, que deverá ocorrer na Câmara em um prazo de cinco sessões. O texto é o resultado de uma série de Propostas de Emenda à Constituição aglutinadas em torno da PEC 349/01, do deputado Fleury Filho (PTB-SP).

Revista Consultor Jurídico, 5 de setembro de 2006, 18h39

Comentários de leitores

5 comentários

O CONGRESSO NACIONAL TEM QUE ACABAR ESSE TIPO D...

Zito (Consultor)

O CONGRESSO NACIONAL TEM QUE ACABAR ESSE TIPO DE PROTECIONISMO E OUTROS (CORPORATIVISMO). Se somos um EstadO Democratico, porque existe o voto secreto. Temos que saber quem são os nossos REPRESENTANTES DO POVO (COMO SE INTITULAM). Elegemos os Polícitos, realmente para serem nosso Representantes, e NÃO CORRUPTOS E OUTROS ADJETIVOS. CONGRESSO NACIONAL VAMOS ACABAR COM ESSA FARSA. O POVO BRASILEIRO NÃO AGUENTA MAIS. SEJAM REALMENTE REPRESENTANTES, HONRADOS, FIEIS, DIREITOS E HONESTOS COM SEUS PRINCIPIOS, IGUAIS AOS ENSINAMENTOS DE SEUS PAIS, QUE LHES PASSARAM. NA POLITICA SE CONSTROE COM A VERDADE PAREM DE FAZER PROMESSAS QUE NÃO POSSAM CUMPRIM (PRESIDENTE, GOVERNADORES, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, PREFEITOS, VEREADORES, E DEMAIS MEMBROS DOS TRÊS PODERES DO MAIS ALTO ESCALÃO AOS MAIS SIMPLES). VAMOS MOSTRA AO MUNDO DE QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE CORRUPTOS. ISTO ME ENVERGONHA. MAIS MESMO ASSIM, SOU BRASILEIRO DE MUITO AMOR PELO MEU PAÍS.

que seja direito, então, à democracia o Voto Ab...

Thiago  (Advogado Associado a Escritório)

que seja direito, então, à democracia o Voto Aberto. É, portanto, meiode fiscalização do povo da atividade de seu representane parlamentar.

O A.G. Moreira (Consultor) tem razão, pois o vo...

Comentarista (Outros)

O A.G. Moreira (Consultor) tem razão, pois o voto secreto é um direito universal que não deve - ou não deveria - ser suprimido. Repete-se nesse caso, novamente, a deplorável mania tupiniquim de reprimir direitos como forma de "combater a corrupção e buscar a ética e a moral pública". Ora, os nossos congressistas são formados pela mesma matéria-prima, ou seja, o povo brasileiro. E o voto "aberto", mesmo que obrigatório, não vai transformar um político desonesto em um homem público de bem. Acreditar que o voto aberto teria esse "poder" é o mesmo que acreditar em papai-noel, na mula-sem-cabeça, no saci-pererê, na eleição do picolézinho de chuchu etc. E o resto é sofisma e hipocrisia! Um grande abraço a todos.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 13/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.