Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Regras embaralhadas

Promoção de juízes por merecimento em Pernambuco é suspensa

Mais uma promoção de juízes por merecimento foi suspensa. Dessa vez, em Pernambuco. O conselheiro Eduardo Lorenzoni, do Conselho Nacional de Justiça, suspendeu liminarmente a promoção de desembargadores porque o tribunal ainda não disciplinou quais são os critérios para as promoções por merecimento. A questão foi levada ao CNJ pela Associação dos Magistrados de Pernambuco.

As promoções por merecimento foram normatizadas pelo CNJ em setembro do ano passado, pela Resolução 6. O documento estabelece que as promoções devem se feitas em "sessão pública, em votação nominal, aberta e fundamentada". O artigo 4 da resolução estabeleceu prazo de 120 dias para que os tribunais editassem atos administrativos disciplinando a fixação de critérios objetivos para aferição do merecimento para promoção de juízes.

Segundo a Associação dos Magistrados pernambucanos, mesmo sem haver editado a regulamentação da promoção, o TJ publicou edital de acesso por merecimento ao cargo de desembargador.

"O prazo concedido aos tribunais para edição de atos normativos regulamentando a aferição do merecimento já se esgotou há muitos meses e, até o momento, o Tribunal de Justiça de Pernambuco não providenciou a sua regulamentação ou a complementação necessária para tanto, descumprindo a determinação do CNJ e a Constituição Federal", escreveu o conselheiro Lorenzoni em sua decisão.

"O tribunal não providenciou na regulamentação das promoções por merecimento, não podendo, portanto, realizá-las até que fixe critérios para tanto."

Revista Consultor Jurídico, 3 de setembro de 2006, 7h00

Comentários de leitores

1 comentário

Estão tirando a oportunidade dos nobres Des. fa...

Mauro Garcia (Advogado Autônomo)

Estão tirando a oportunidade dos nobres Des. fazerem sua politicazinha suja. Estas medidas exigindo objetividade têm um grande significado de saneamento e melhoria da qualidade dos tribunais estaduais. Enfim uma notícia boa vida da Justiça.

Comentários encerrados em 11/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.