A Rebelião da Toga

Desembargador Renato Nalini lança livro sobre atuação do juiz

Autor

30 de outubro de 2006, 7h00

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Renato Nalini, lança, no próximo dia 8 de novembro o livro A Rebelião da Toga. A obra é um convite à magistratura para participar de uma transformação do Brasil baseada na Constituição.

O livro pretende estimular que os juízes passem a atuar menos em função dos rituais e das praxes e mais com o objetivo de propiciar concórdia e harmonização entre as pessoas. O prefácio é do ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski.

José Renato Nalini foi membro do Ministério Público de São Paulo de 1973 à 1976, quando ingressou na magistratura. Trabalhou em diversas comarcas do interior de São Paulo, foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, na gestão do desembargador Sylvio do Amaral e juiz auxiliar da presidência nas gestões dos desembargadores Nereu César de Moraes e Aniceto Lopes Aliende.

Nalini foi promovido a juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1993. Promovido a desembargador em novembro de 2004, integra a 1ª Câmara de Direito Público e a Câmara Especial do Meio Ambiente e foi eleito Integrante do Órgão Especial do Tribunal de Justiça. É professor de Ética Geral e Profissional na faculdade de Direito da FAAP e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito Unianchieta. É mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.

Saiba como buscar eficiência e rentabilidade para seu escritório no Seminário Os Rumos da Advocacia para 2007.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!