Lula é reeleito

Lula é reeleito com 20 milhões de votos de vantagem

Autor

29 de outubro de 2006, 19h28

Com mais de 58 milhões de votos, a maior votação recebida por um candidato em eleições no país, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, está reeleito presidente do Brasil. Lula obteve 61% dos votos, contra 39% de Geraldo Alckmin.

Com 37 milhões de votos, o candidato da coligação encabeçada por PSDB-PFL obteve agora menos votos do que no primeiro turno. Em 1º de outubro, Alckmin foi votado por 41,64% ou quase 40 milhões dos eleitores.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral anunciou a vitória de Lula, logo após as 19h, quando a curva da apuração mostrou-se irreversível. Ele acompanhava o resultado das apurações nos estados com seus colegas, em torno de uma mesa de salgadinhos, na sala da Presidência do tribunal, quando foi informado por sua assessoria que os resultados sairam antes do esperado.

Pelas primeiras projeções, só se saberia o desfecho da disputa depois das 22h. As 19h18, quando faltavam 16 milhões de votos para serem apurados, Lula já havia estabelecido uma vantagem de 20 milhões. “As máquinas nos surpreenderam mais uma vez”, admitiu o ministro, comemorando a eficiência do sistema eletrônico de votação e apuração.

Às 20h22 o candidato tucano Geraldo Alckmin ligou para Lula para reconhecer sua vitória. Minutos depois, em um hotel em São Paulo, acompanhado de varios ministros, Lula fez seu primeiro pronunciamento como presidente reeleito. “Queremos governar para todos os brasileiros, mas os pobres sempre vão ter prioridade no meu governo”, disse o presidente. “A solução está no crescimento econômico e na distribuição de renda, coisa que já começamos a fazer no nosso primeiro mandato”.

Antes de encerrar, Lula lembrou-se de uma promessa feita durante a campanha de que num segundo mandato estaria mais aberto à imprensa e permitiu que os jornalistas fizessem perguntas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!