Empresas de Direito

Ano de 2007 trará boas oportunidades para os advogados

Autor

28 de outubro de 2006, 7h00

Independentemente do resultado da eleição deste domingo, 2007 deverá ser um ano bom para a economia do Brasil. E se a economia anda bem, os advogados podem comemorar: quando isso acontece há trabalho e oportunidades para a classe. A opinião e da consultora de marketing voltada para a advocacia Ana Luiza Boranga, da ALB Consultoria.

A economia está pronta para crescer, garante a especialista: “Há demanda de negócios do exterior e do interior, há setores em expansão como o de energia e o agribusiness, há aquecimento em outros como o de mercado de capitais”. E a atividade da advocacia, não só daquela especializada em negócios e empresarial, está cada vez mais atrelada ao ritmo dos negócios.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também previu para o Investnews que o Brasil vai entrar em um ciclo de crescimento econômico marcado por taxas de 5% a 6% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano. Ele atribui tais projeções a um processo de aceleração da queda das taxas de juros no país. Mantega afirmou que, se mantiver um ciclo de crescimento econômico nesse patamar, o Brasil poderá chegar ao fim de 25 anos na condição de uma das quatro maiores economias do mundo.

Com vistas a antecipar tendências dos negócios da grande economia e das sociedades de advogados em 2007, a Consultor Jurídico, promove no próximo dia 24 de novembro o seminário Os Rumos da Advocacia para 2007.

Participam da mesa de palestrantes algumas das mais brilhantes cabeças dos grandes escritórios brasileiros: Antônio Corrêa Meyer, presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e sócio do escritório Machado, Meyer, Opice e Sendacz Advogados, Francisco Maciel Müssnich e Bruno Câmara Soter, sócios do Barbosa, Müssnich & Aragão, e Rogério Cruz Themudo Lessa, diretor-geral do Demarest & Almeida. Também compõe a mesa o diretor Jurídico da Unilever, Luís Carlos Galvão. Para mais informações e inscrições clique aqui

Onda de expansão

Ana Luiza Boranga cita reprotagem de capa da revista Veja São Paulo ( As feras do Direito) para mostrar como os grandes escritórios de advocacia estão já estruturados como verdadeiras corporações empresariais. “Estamos falando dos superescritórios que empregam de 300 a 400 advogados cada um e podem faturar cerca de 150 milhões de reais por ano”, escreve a Vejinha.

Para a especialista o desafio dos grandes escritórios em 2007 será ganhar dimensão internacional, para compensar o avanço das grandes sociedades estrangeiras sobre o mercado brasileiro de Direito. “A expansão de multinacionais brasileiras como a Vale do Rio Doce ou a Petrobras abrem perspectivas para que os grandes escritórios as acompanhe no exterior”, sustenta Boranga.

Já as sociedades de porte médio devem procurar consolidar suas posições com fusões e aquisições. Neste processo, pode-se esperar o aprofundamento da tendência de desconcentração geográfica com a afirmação de escritórios de fora do núcleo São Paulo-Rio. Ela cita como exemplos o Martorelli, de Recife, e o Martinelli, de Maringá (PR).

Ainda nesta tendência de descentralização Ana Luiza acredita que também em termos de mercado de advocacia estão se formando novos pólos de trabalho fora do eixo Rio-São Paulo. Cita o caso de Brasília, onde os escritórios que antes instalavam apenas bases de acompanhamento para os tribunais superiores e que passaram a oferecer full service. Outros mercados promissores são Goiás e Mato Grosso, motivados pelo fortalecimento do agribusiness.

Organização

Para a consultora, diante da tendência de crescimento, que vem se sustentando já ha algum tempo, os escritórios demandam cada vez mais uma estrutura organizacional autenticamente empresarial. O foco desta estrutura é o melhor atendimento ao cliente. Os instrumentos são o planejamento estratégico, o controle de qualidade e a formação da equipe.

A política de recursos humanos, por si só se constitui um ponto fundamental na organização do escritório. Questões como motivação profissional, retenção de talentos, fórmulas de remuneração, plano de carreiras passam a fazer parte integrante das preocupações do gestor do escritório.

Ana Luiza Boranga é a promotora da Fenalaw, a segunda maior exposição de produtos e serviços para advogados no mundo. Em sua próxima edição, marcada para maio, junto com a exposição, organiza também um Congreso sobre administração de escritórios.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!