Amplo e irrestrito

Investigado pede ao STF acesso aos autos do inquérito

Autor

27 de outubro de 2006, 7h00

Wadir Brandão, acusado de usurpar bens da União, recorreu ao Supremo Tribunal Federal para pedir acesso amplo e irrestrito aos autos de inquérito. Ele entrou com pedido de Habeas Corpus contra decisão do Superior Tribunal de Justiça, que vedou o seu acesso a documentos relacionados a terceiros e a procedimentos investigatórios ainda em andamento. A ministra Cármen Lúcia é a relatora.

Contra Brandão foi instaurado inquérito policial para apurar o não-recolhimento da compensação financeira referente à exploração de diamantes no leito do rio Tibagi, no Paraná.

O Tribunal Regional Federal da 14ª Região concedeu ordem para que Brandão respondesse o processo em liberdade. Na oportunidade, a sua defesa pediu autorização para tirar cópia dos autos do inquérito policial. O TRF-14 permitiu o acesso apenas àquilo que dissesse respeito ao réu. Em recurso, o STJ manteve a decisão.

No Supremo, a defesa de Brandão alega que o acesso aos documentos é um direito fundamental que assiste ao advogado devidamente constituído. A prerrogativa do advogado, segundo a defesa, está prevista no inciso XIV, artigo 7º, da Lei 8.906/94 (Estatuto do Advogado) que não impõe restrição ao profissional da advocacia.

A defesa acrescenta que não pretende ter acesso às diligências ainda em andamento, somente àquelas documentadas.

HC 89.930

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!