Fogo na Justiça

Varas do Trabalho de Barbacena sofrem atentado

Autor

20 de outubro de 2006, 19h11

O prédio onde estão instaladas duas varas trabalhistas, em Barbacena (MG), foi invadido e incendiado na madrugada desta sexta-feira (20/10). Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas sabe-se que houve queima de processos, danos ao mobiliário e aos computadores. A Polícia Federal isolou o local para começar as investigações sobre o ataque.

“Somente após a liberação da Polícia Federal, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região poderá fazer um levantamento dos prejuízos. O que sabemos é que houve queima de processos, parcial ou totalmente”, informou a assessoria do tribunal.

Representantes do TRT mineiro reúnem-se, nesta sexta-feira (20/10), com integrantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Polícia Militar para tratar do assunto.

O presidente da Anamatra — Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz José Nilton Pandelot, disse que vai pedir agilidade nas investigações e a punição dos responsáveis. “Esse é mais um caso de violência praticada contra o patrimônio do Judiciário, que revela a falta de segurança das varas, ameaçando a segurança de juízes e servidores”, afirmou.

A Amatra III — Associação dos Magistrados da 3ª Região também declarou que está empenhada na averiguação dos fatos. De acordo com o presidente, juiz João Alberto de Almeida, a ação criminosa atinge não só magistrados e funcionários, mas também todo o Poder Judiciário e a sociedade em geral, em especial a comunidade de Barbacena.

“Juízes, funcionários e advogados precisam de segurança e tranqüilidade para o desempenho de suas relevantes atividades. A Amatra está atuando no caso junto ao tribunal e, em consonância com ele, junto às autoridades competentes para apurar os fatos. Esse lamentável episódio demonstra a necessidade de se pensar um eficiente sistema de segurança para juízes, advogados e funcionários do Poder Judiciário e para todos aqueles que se utilizam dos serviços”, afirmou João Alberto.

A 1ª Vara de Trabalho de Barbacena (MG) foi instalada em 12 de março de 1999 e o foro do município em 3 de junho de 2005.

Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!